General Tores de Melo, já falecido, durante muitos anos administrou o Lar Torres de Melo e também foi Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Foto: Facebook/Lar Torres de Melo.

A 2ª Secretaria da Câmara dos Deputados divulgou nesta quarta-feira (15) a lista dos agraciados com o Prêmio Zilda Arns 2022. A premiação é uma forma de reconhecimento a pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas.

Os escolhidos deste ano são:
• Professor Alexandre Kalache (RJ)
• Antonio Fernandes Toninho Costa (DF)
• Associação Casa Padre Luigi Brusadelli (AP)
• Doutor Crismédio Vieira Costa Neto (AL)
Lar Torres de Melo (CE)

Os vencedores foram escolhidos por um conselho deliberativo formado pelo 2º secretário, pelos membros titulares da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, hoje presidida pelo deputado federal cearense Denis Bezerra, e por um representante de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados.

O Lar Torres de Melo é uma das mais antigas e respeitadas instituições cearenses ligadas ao atendimento de pessoas idosas, comandado pela Família Torres de Melo. O General Torres de Melo, o seu penúltimo presidente e que também foi Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, deixou um legado muito especial na atenção social dispensada em Fortaleza por essa instituição.

O Prêmio Zilda Arns é uma forma de reconhecimento às pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas. A premiação consiste em um diploma de menção honrosa, concedido anualmente a até cinco
homenageados, decididos em votação pelos deputados. A homenagem foi criada em setembro de 2017, inicialmente pela resolução nº 231/2017, logo transformada em nº. 24/2017 e Ato da Mesa nº. 209/2017.

Seu nome homenageia a Dra. Zilda Arns Neumann, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitaristas, uma das fundadoras da Pastoral da Criança. Conselheira no Conselho Nacional de Saúde, Zilda Arns trabalhou também no Ministério da Saúde. Infelizmente veio a falecer em 12 de janeiro de 2010, no terremoto que assolou a cidade de Porto Príncipe, no Haiti

Fonte: Agência Câmara de Notícias