O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin encerrará o encontro dos magistrados. Foto: STF

No dia 13 de junho, a partir das 14h, a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) realizará o Encontro das Magistradas Eleitorais: debatendo a violência política de gênero. O evento será no Salão Nobre da Corte Eleitoral, em Brasília (DF), e será transmitido pelo canal do TSE no YouTube.

O encontro tem como objetivo debater normas e legislações que promovam o enfrentamento da violência de gênero nos diversos panoramas da política e das eleições no Brasil, assim como as experiências em outros países.

No evento, também será lançado o relatório do 1º Encontro Nacional das Magistradas Integrantes de Cortes Regionais, realizado em fevereiro pela EJE/TSE e conjunto com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Participantes

O encontro será aberto pela coordenadora do TSE Mulheres, ministra Maria Claudia Bucchianeri, acompanhada da secretária-geral do TSE, Christine Peter, da Assessora do Núcleo de Inclusão e Diversidade da Corte Eleitoral, Samara Pataxó, da presidente da AMB, Renata Gil de Alcantara, da diretora da AMB Mulheres, Maria Domitila Prado Mansur, e da representante na área de Promoção da Igualdade Racial da AMB, Flávia Martins de Carvalho.

Na programação, está prevista uma conferência internacional com a representante do Instituto de Investigações Jurídicas e rede de mulheres políticas do México, Flavia Freidenberg. Na sequência, um debate sobre a experiência brasileira nas ações de combate à violência política com representantes do Observatório da Transparência Eleitoral, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Ministério Público Federal (MPF)

O presidente do TSE, ministro Edson Fachin, e o diretor da EJE/TSE, ministro Carlos Horbach, farão o encerramento do evento.

Do site do TSE