Roberto Cláudio e a governadora Izolda Cela. Foto: Divulgação.

O Partido Democrático Trabalhista, o PDT, realiza na próxima quarta-feira (15) o seminário “O PDT Sabe Fazer“, que tem como objetivo principal fazer um balanço das gestões pedetistas e defender o nome de Ciro Gomes como pré-candidato à Presidência da República. O encontro reunirá diversos quadros da sigla, principalmente, gestores e ex-gestores que atuaram no Nordeste, com destaque para os pretensos candidatos da agremiação Izolda Cela e Roberto Cláudio.

A governadora Izolda e o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio são os principais nomes citados por pedetistas e siglas aliadas como potenciais nomes para a disputa pela base governista. Ela, por disputar a reeleição ao Governo do qual é a atual gestora, e ele por conta da liderança local que conseguiu construir nos oito anos como chefe do Poder Executivo da Capital cearense.

Dos quatro nomes do PDT para a disputa interna, somente os dois foram citados como palestrantes do evento da próxima quarta-feira. Apesar de Mauro Filho ser citado como o principal gestor da gestão financeira do Estado nos últimos anos, e Evandro Leitão estar atuando como chefe do Poder Legislativo, os dois não aparecem na lista do partido para apresentar palestras.

Além de Izolda e Roberto Cláudio, o prefeito de Fortaleza Sarto e o senador Cid Gomes também devem se pronunciar, além do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o presidenciável Ciro Gomes. Também estão cotados para falar a vice-prefeita de Natal Aila Cortez, a vice-prefeita de Salvador Ana Paula Matos, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, a vice-prefeita de Recife Isabela de Roldão, o vice-prefeito de Maceió Ronaldo Lessa e o senador Weverton Rocha (PDT-MA).

Conforme o Blog do Edison Silva adiantou, o evento deve ser realizado durante todo o dia da próxima quarta-feira, tendo início às 9 horas e sendo encerrado no fim da tarde, às 17 horas. São esperados deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores, lideranças locais e militantes do PDT do Ceará.

A ideia, segundo adiantou o presidente estadual da sigla, o deputado federal André Figueiredo, é que ao menos cinco encontros desse tipo sejam realizados, cada um em uma região do Brasil. O evento em Fortaleza será um termômetro para as próximas reuniões, visto que o Ceará é o berço político do pré-candidato Ciro Gomes. De acordo com divulgação feita pelo próprio postulante,  durante o seminário “o PDT renovará sua esperança no Brasil e  em Ciro Gomes, e fará um balanço de suas experiências exitosas em governos, em vários níveis, em todo País”.

Assessoria

No fim da tarde de hoje a assessoria do candidato Ciro Gomes distribuiu a seguinte informação sobre o evento:

A Executiva Nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT) realiza, na próxima quarta (15/06), em Fortaleza, o seminário “O PDT sabe fazer”. O objetivo do encontro, que nessa primeira edição vai reunir lideranças trabalhistas de todo o Nordeste, é apresentar as experiências bem sucedidas nas gestões pedetistas e apontar os desafios e caminhos para o futuro do Brasil. O evento acontece de 9h30 às 17h, no Hotel Mareiro, e terá transmissão pelas redes sociais do PDT.

O seminário vai reunir o pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, a governadora cearense Izolda Cela, além dos prefeitos de Fortaleza, José Sarto e de Aracaju, Edvaldo Nogueira; dos vice-prefeitos de Salvador, Ana Paula Santos; de Recife, Isabella de Roldão; de Natal, Aila Cortez; de Maceió, Ronaldo Lessa; do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo; do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, dos senadores Cid Gomes (CE) e Weverton Rocha (MA), assim como parlamentares estaduais e federais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, pré-candidatos à deputado federal e estadual pedetistas de diversos estados do Nordeste.

A ideia é apresentar experiências que já deram certo nos diversos municípios e estados onde o PDT governou e mostrar que, com bons projetos e boa governança, o Brasil pode sair desse caminho de desemprego, fome, inflação e desindustrialização. O seminário será realizado em todas as regiões do País.