Delegado Cavalcante chegou a dizer que buscaria ajuda da União para tratar da problemática envolvendo o prefeito de Caucaia e bugueiros da região. Foto: ALCE

O deputado Delegado Cavalcante (PL), até pouco tempo aliado do prefeito de Caucaia, Vitor Valim, passou a ser um dos principais críticos do gestor na Assembleia Legislativa. Durante discurso na Casa, na manhã desta quinta-feira (02), o opositor criticou o que ele chamou de “perseguição” a bugueiros de praias do litoral do Município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), destacando que Valim mudou de discurso e de grupo político.

“Os bugueiros estão sendo terrivelmente perseguidos pelo atual prefeito de Caucaia, o senhor Vitor Valim, que tinha um discurso, um grupo político, e depois que foi eleito prefeito, mudou o discurso, com ações ostensivas e prejudiciais à população”, disse. Nos últimos meses, desde que se alinhou com a gestão do ex-governador Camilo Santana e da governadora Izolda Cela, Valim passou a ser alvo de críticas por parte de Cavalcante.

“O Vitor Valim criticava a oligarquia dos Ferreira Gomes, mudou de grupo, foi para o grupo dos coronéis. Foi para o grupo que ele tanto odiava, que tanto criticava aqui. Camaleou, mudou de cor. Mas estamos aqui do lado das pessoas que têm razão”, salientou Delegado Cavalcante.

De acordo com a denúncia feita pelo parlamentar, nativos de distritos da Barra do Cauipe, Cumbuco e Icaraí estariam tendo suas terras retiradas para serem entregues a estrangeiros. O parlamentar chegou a dizer que iria usar “a força da União, do poder público federal” para “enfrentar essa máfia que hostiliza o humilde”.

“Ele é camaleão, aqui era uma coisa. Nos fez de besta e foi apoiar a oligarquia dos Ferreira Gomes” – (Delegado Cavalcante)

O deputado Salmito Filho (PDT) se posicionou em defesa da gestão de Vitor Valim,  e disse que o prefeito de Caucaia estaria “salvando o turismo e a economia de Caucaia. Está salvando o litoral”. Ele também questionou as falas de Cavalcante, quando o parlamentar teria dito que procuraria apoio da União para tratar do caso.

“Isso é muito grave. Vai usar o poder federal para perseguir adversário político? Isso é gravíssimo, ainda mais vindo de vossa excelência que é delegado. Quero ressaltar a gravidade de dizer que vai usar o poder federal. Vai usar contra quem? Com que autoridade? Que poder federal é esse? Isso é muito grave. Pense direitinho antes de falar na tribuna”, apontou o pedetista.

Veja trecho do discurso do deputado estadual Delegado Cavalcante: