Roberto Cláudio chegou ao evento ao lado do presidenciável Ciro Gomes. Foto: Miguel Martins

O PDT realizou em Fortaleza, durante todo o dia desta quarta-feira (15), seu primeiro encontro em prol da candidatura de Ciro Gomes e em defesa das gestões pedetistas pelo País. A governadora Izolda Cela chegou ao encontro pedetista  com um certo atraso, pois estava em evento oficial. Foi muito ovacionada e imediatamente fez o seu discurso destacando a importância do encontro e mostrando as realizações do Governo do Estado, para ressaltar a importância dos irmãos Ciro e Cid Gomes no sucesso da administração do Ceará. Izolda terminou ressaltando a importância para o Brasil de uma vitória de Ciro na disputa presidencial. Terminou o discurso dela o encontro foi suspenso para o almoço e retomado no início da tarde, sendo os últimos oradores o ex-prefeito Roberto Cláudio e o próprio Ciro Gomes.

Izolda chegou ao evento com um grupo de deputados estaduais do PDT, inclusive o presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão. O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, chegou ao encontro ao lado do presidenciável Ciro Gomes, e foi recebido de forma calorosa por seus correligionários que gritavam seu nome. Na plateia, durante a chegada da dupla, se encontravam alguns deputados e prefeitos de ao menos 18 prefeituras do Estado. O encontro contou com a presença de parlamentares e gestores do Estado, além de convidados de outras unidades federativas do Nordeste. O deputado federal Mauro Filho só participou do encontro na parte da tarde.

Roberto Cláudio foi chamado pelo presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, de “baixinho maior de nosso Estado”. Izolda Cela, por sua vez, como era esperado por alguns, chegou ao encontro ao lado do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Evandro Leitão, e do deputado federal Idilvan Alencar, que já manifestaram apoio ao seu nome à reeleição, ainda que Leitão se encontre como pré-candidato do PDT ao Governo do Estado, assim como a governadora.

Os deputados Romeu Aldigueri, Salmito Filho, Leônidas Cristino e Jeová Mota também chegaram ao local do lado da chefe do Poder Executivo do Estado.  Ela foi a última a se pronunciar no período da manhã, encerrando a primeira etapa de discussão do evento. Durante seu discurso, Izolda Cela enalteceu trabalho feito por Cid Gomes, Camilo Santana e Ciro Gomes.

“De forma imediata, posso dizer que ele (Cid) foi meu mentor, a escola que eu, pessoalmente, tive. Na sequência o governador Camilo Santana, para quem quero pedir uma salva de palmas. Defendemos a esperança para o Brasil no projeto de desenvolvimento que o Ciro representa”, disse. Ao encerrar o discurso,  ela ouviu de seus apoiadores os gritos de “Izolda, Izolda, nossa governadora”.

Prefeitura

Durante os demais pronunciamentos, Roberto Cláudio foi o nome lembrado. André Figueiredo chamou o correligionário de “melhor prefeito da história do Ceará”, enquanto que Carlos Lupi disse que “o melhor prefeito do Brasil vira governador”. Sarto também enalteceu o trabalho do ex-gestor à frente da Prefeitura de Fortaleza.

Além de deputados estaduais e gestores, deputados federais e vereadores também compareceram ao local, não somente pedetistas. Os vereadores Pedro França e Professor Enilson, do Cidadania, além de Tia Francisca, do PL, também estiveram presentes. O marqueteiro da campanha de Ciro Gomes, João Santana, também esteve no local, mas estava evitando falar com a imprensa. Já o senador Cid Gomes estava gripado e não compareceu ao encontro.