Domingos Filho ao lado do senador Cid Gomes, principal liderança do processo eleitoral do PDT no Ceará. Foto: Divulgação

Os encontros regionais do PSD têm servido para que sua principal liderança no Estado, o ex-vice-governador Domingos Filho mande recados para seus aliados. Durante a manhã deste sábado, em Quixeramobim, o dirigente partidário afirmou não ser razoável que dentro de uma composição de aliados um único partido queira indicar nome para duas das três vagas na coligação majoritária.

Domingos tem defendido, em cada um desses eventos, que a unanimidade de seu partido, e até siglas aliadas, apoiam seu nome para compor a chapa majoritária, sendo indicado como o nome a vice na chapa majoritária. O recado dado pelo líder político foi, principalmente, ao PDT e PT, que já estariam contemplados entre os aliados.

O PDT, por ser a maior bancada partidária no Ceará, deve indicar o nome ao Governo do Estado pela base governista, enquanto que o PT apresentou o ex-governador Camilo Santana como pré-candidato ao Senado Federal. Domingos Filho defende, dessa forma, que o PSD seja contemplado com a indicação a vice. Ele destaca, inclusive, que seu partido é a segunda principal força política no Estado.

“A política tem que dar oportunidade a todas as forças. Não há argumento que possa ser razoavelmente colocado na composição de três, um só querer ficar com duas vagas. Não pode. E por isso estamos aqui recebendo apoio não só do nosso partido, mas dos nossos aliados à indicação do nosso nome para poder compor a chapa majoritária”, destacou. Ele citou a presença de dois pedetistas durante o encontro, o deputado estadual Osmar Baquit e o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, que, inclusive, vestiu a camisa do PSD.

Ainda de acordo com ele, os partidos têm autonomia para escolher os nomes que vão representar durante a disputa eleitoral, enfatizando que o PT “fez muito bem” ao escolher Camilo Santana como pré-candidato ao Senado. O PDT,por outro lado, apresentou os nomes de Izolda Cela, Roberto Cláudio, Mauro Filho e Evandro Leitão como pretensos postulantes ao Governo do Estado pela base governista.

Educação

“O PDT tem quatro grandes quadros colocados. A Izolda, que fez uma revolução na Educação. O deputado Mauro Filho, que participou do Governo por várias vezes, o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, e o ex-prefeito Roberto Cláudio, que duas vezes foi o prefeito mais aprovado da história de Fortaleza”, destacou.

Domingos voltou a afirmar que pensa em disputar o Governo do Estado, mas faz parte de um projeto político, que tem o PDT como maior força política. “Os outros também têm interesse. Por isso que precisamos sentar com absoluta tranquilidade e desprendimento”, defendeu ele, destacando que em Quixeramobim a sigla pedetista e PSD estão lado a lado. Ainda de acordo com o dirigente, o partido quer sair de dois deputados federais para cinco, e de três estaduais para oito.