O parlamentar destaca que a proposta o objetivo da proposta  é promover um espaço de reflexão e práticas que colocam a comunicação no plano educativo. Foto: ALCE

Tramita na Assembleia Legislativa projeto de Lei, de autoria do deputado Queiroz Filho (PDT), que institui a Semana Estadual de Educação Midiática no Ceará, sugerindo uma série de ações a serem desenvolvidas nas escolas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio da rede pública estadual. De acordo com a proposta, o evento seria realizado na última semana de outubro, em consonância às diretrizes estabelecidas pela Global Media and Information Literacy Week (Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional), liderada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

“Vivemos num mundo em que todos produzem e consomem conteúdo. O excesso de informação é um desafio ao nosso senso crítico. Então, acredito que a educação midiática desde cedo é essencial para a formação de cidadãos livres e aptos a fazerem escolhas conscientes, ajudando a fortalecer o combate à desinformação e fortalecendo a democracia”, defendeu Queiroz Filho, que preside a Comissão de Educação da Casa.

O parlamentar destaca que a proposta o objetivo da proposta  é promover um espaço de reflexão e práticas que colocam a comunicação no plano educativo. “A ideia prevê a elaboração de planos de aula pelos professores que adicionem a educação midiática ao objetivo curricular, a promoção de concursos culturais visando a criação de materiais relacionados ao tema da desinformação, curadoria de conteúdo através de ferramentas digitais, participação dos estudantes em projetos sociais para o combate às fakes news nas comunidades, entre outras ações”.

A Semana deve promover debates e discussões com especialistas nas áreas de educação midiática, educomunicação e letramento digital, sobre as possibilidades e perigos da internet, redes sociais e outros meios de comunicação; possibilitar a conscientização dos pais e alunos quanto ao uso responsável da internet e ao combate as fake news e desinformação; além de estimular a realização de trabalhos dos alunos, de acordo com os recursos existentes na unidade escolar por meio da utilização de mídias visando o desenvolvimento da cidadania digital.