Érika Amorim é autora da proposta que criou o Dia Estadual da Imunização, a ser celebrado no dia 09 de junho próximo. Foto: ALCE

A deputada Érika Amorim (PSD) chamou atenção, na manhã desta quinta-feira (02) para o baixo índice de vacinação no Brasil, em especial no Ceará, e possibilidade de retorno de doenças já consideradas erradicadas. A parlamentar quer aproveitar a celebração do Dia Estadual da Imunização para alertar pais sobre a importância da imunização de seus filhos.

“A gente fica em alerta a respeito da informação de que um baixo índice de vacinação de crianças e possível volta de poliomielite. Uma doença que encontrava-se erradicada na nossa população e causa paralisia infantil”, apontou Amorim. Segundo ela, o alerta deve ser feito a pais e mães para que eles possam ficar atentos à questão da vacinação. “Os agentes sanitários são importantes, mas precisamos contar com o apoio de todos”.

Ela lembrou que em 2021, a vacinação infantil no Brasil chegou ao pior nível em três décadas. “As taxas de cobertura chegaram ao patamar de 1987, e muitas doenças que eram consideradas erradicadas, voltam a fazer vítimas. Precisamos melhorar nossos índices. O SUS possui 18 tipos de vacinas que protegem nossas crianças e esse é o momento de alerta. Peço à comunidade que esteja com atenção à carteira de vacinação”, defendeu.

Médico, o deputado Leonardo Pinheiro (PP) afirmou que o tema é de absoluta importância, principalmente, no que diz respeito a possibilidade de doenças, como a poliomielite, que segundo ele é de fácil prevenção. O parlamentar chamou de “extremamente irracional” um levante de negacionismo contra a vacina, que tem surgido no Brasil desde a pandemia do novo coronavírus.

“É uma coisa extremamente irracional e ilógica. O avanço na medicina no século passado se deve muito às vacinas. A vacina impede aquela doença e ensina o sistema imunológico a se defender. E hoje vemos uma onda de negacionismo. Pessoas idosas, com comorbidade, que ainda não se vacinaram. Isso está fazendo ressurgir até o sarampo”, lamentou.

Érika Amorim também defende uma campanha de grande alcance, que envolva todos os atores da saúde pública para que famílias sejam alertadas sobre a importância da vacinação. “As vacinas estão aí para prevenir”, apontou.

Veja o alerta da deputada do PSD: