No fim de abril, o vereador retornou para a Câmara Municipal. Durante pronunciamento, pediu desculpas e afirmou que jamais quis matar a mulher. Foto: CMFor

A comissão de ética do Partido dos Trabalhadores no Ceará emitiu parecer pela expulsão do vereador Ronivaldo Maia dos quadros da legenda. O parlamentar é acusado de tentativa de feminicídio após jogar o carro em que estava contra uma mulher que o acompanhava no veículo e acabara de sair do carro, no fim de novembro do ano passado.

Ronivaldo Maia chegou a ser preso e passou por um processo de cassação do mandato na Câmara Municipal de Fortaleza, mas o conselho de ética da Casa Legislativa arquivou a ação que foi protocolada pela bancada do PSOL. Os colegas do petista, os vereadores Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar, chegaram a apoiar recurso feito à decisão do colegiado, mas a maioria dos membros do Legislativo da Capital cearense não assinaram o pedido.

De acordo com o presidente estadual do PT, Antônio Filho, o “Conin”, o diretório estadual do partido deve se reunir no próximo dia 20 de junho para julgar o parecer da comissão de ética. “Se for aceito, ele será expulso. Se não for, vão aplicar outra medida. A comissão emitiu o parecer e quem vai decidir é o diretório”, afirmou.

Ronivaldo chegou a ser preso no dia 30 de novembro do ano passado, após briga com uma mulher e atropelamento da mesma. De acordo com o Ministério Público, o parlamentar discutia com a vítima no interior de seu veículo. Ela teria descido e puxado o para-brisa do carro, quando o vereador acelerou. Em seguida, a vítima foi socorrida por familiares e o petista preso em um posto de gasolina.

No fim de abril, o vereador retornou para a Câmara Municipal. Durante pronunciamento, pediu desculpas e afirmou que jamais quis matar a mulher.  “Infelizmente, num momento de discussão no qual os ânimos se acirraram, dei partida no veículo, acabando por atingir inevitavelmente. Eu não a atropelei e não a arrastei de modo como foi noticiado. Trata-se de um acidente lamentável”.