Ciro vai se envolver diretamente no processo de escolha do nome do PDT ao Governo do Estado. Foto: Divulgação

O presidenciável Ciro Gomes vai participar pessoalmente do debate sobre a escolha do nome do PDT para a disputa ao Governo do Estado do Ceará. O líder político reuniu-se, no início da tarde desta terça-feira (28), com os quatro pré-candidatos da sigla e deve apresentar o nome pedetista até o dia 15 de julho.

Há duas semanas, o PDT realizou encontro regional com foco na unidade partidária. no entanto, a reunião escancarou o quadro de divergência entre membros do partido. Na ocasião, Ciro Gomes e Carlos Lupi demonstraram preferência por Roberto Cláudio, o que gerou críticas por parte do presidente da Assembleia Evandro Leitão. Em seguida, pedetistas da Assembleia Legislativa e Câmara Federal emitiram nota defendendo união em torno do nome escolhido, independente de quem seja.

De acordo com os participantes do encontro com Ciro ouvidos pelo Blog do Edison Silva, o processo se dará dentro de um diálogo contínuo entre os quatro pretensos candidatos. Pesquisas de intenção de votos estão sendo contratadas e serão um dos critérios objetivos para escolha do candidato do PDT.

São pré-candidatos do PDT ao Governo do Estado a governadora Izolda Cela, o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, o deputado federal Mauro Filho e o presidente da Assembleia Legislativa Evandro Leitão. Nos últimos meses, os nomes de Izolda e Roberto Cláudio geraram confronto entre pedetistas e aliados, visto que alguns grupos têm preferência por um dos dois indicados.

Segundo informou o presidente do partido no Ceará, o deputado federal André Figueiredo, o partido está construindo uma solução em conjunto com os quatro indicados, “sem imposição alguma, de quem quer que seja. Para que o candidato seja escolhido de forma uníssona”.

Além dos quatro nomes do PDT, Ciro Gomes também conversou com o presidente do PSD, Domingos Filho, e com o deputado estadual Zezinho Albuquerque, liderança do PP, dois dos principais aliados, comunicando-os da conversa com os quatro pedetistas, confirmando a aliança com ambas as siglas. Não trataram sobre nomes para vice-governador. Domingos tem sinalizado interesse de retornar ao cargo de vice-governador do Ceará, e para isso, defende que seu nome seja o escolhido na chapa majoritária. Pela força política que possui em nível nacional, o Progressistas também deve ter uma vaga de destaque na chapa.

Ninguém falou sobre a ausência do senador Cid Gomes nesse encontro promovido por Ciro, mas a informação circulante é que ele ainda está adoentado e o Ciro, mesmo com prejuízos para a sua campanha presidencial cuidará das preliminares e também da decisão final, embora não esteja nos seus planos, admitem correligionários, não tratar com ninguém do PT sobre a aliança, ficando essa parte reservada para o André Figueiredo, presidente estadual do partido e Cid, quando melhorar conversando com o ex-governador Camilo Santana.