O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique, recepcionou o pedetista na Casa Legislativa. Foto: Reprodução/CMFor.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, esteve presente na Câmara Municipal de Fortaleza, na manhã desta terça-feira (14), quando participou de reunião com os vereadores da Casa. Durante entrevista coletiva, o dirigente defendeu a manutenção de aliança entre PT e PDT no Ceará, e sinalizou que o senador Cid Gomes deve ser o responsável por conversar com as lideranças petistas sobre o tema.

Ainda de acordo com ele, o candidato do PDT deve ser um nome que represente possibilidade real de vitória e unidade partidária. Até o momento, a sigla pedetista mantém quatro nomes na disputa interna, sendo a governadora Izolda Cela e o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio os dois pré-candidatos mais citados por dirigentes partidários aliados e membros do partido. Mauro Filho e Evandro Leitão não são sequer citados.

Carlos Lupi lembrou que o grupo governista, liderado atualmente pelo PDT do Ceará, tem um projeto de aliados com 16 anos e é de interesse dos pedetistas a manutenção dessa aliança. “Temos a pretensão de continuar com esse projeto, avançando ainda mais, colocando o Ceará como pioneiro. Isso mostra a força da unidade que está dando certo. O nome escolhido vai representar com mais força as possibilidades reais de vitória e unidade partidária”, disse.

Questionado sobre as conversas com o PT, ele destacou que a aliança é histórica, destacando as relações pessoais com o senador Cid Gomes. “O Cid lançou o nome dele, é amigo de todos nós e vai ser um senador que a República precisa. Tenho certeza que, com a garantia do Cid, o PT vai ter juízo de entender que essa obra tem que continuar”, disse.

Ainda segundo o dirigente, o parâmetro da aliança entre petistas e pedetistas é a “permuta”, tendo Cid Gomes sendo governador por oito anos, o PT, com Camilo Santana, por quase oito anos, e agora, segundo ele, é a vez do PDT. “Isso faz parte do que está combinado desde quando o Camilo foi eleito governador. Isso vai ser bom para o Ceará e para o Brasil”, defendeu.

Ciro

Ele também defendeu o nome de Ciro Gomes para a Presidência da República, o que deve ser reforçado durante o evento do PDT a ser realizado durante todo o dia desta quarta-feira (15). Sobre o presidente Jair Bolsonaro, Carlos Lupi afirmou que o chefe do Poder Executivo Federal é o pior que já atuou na administração do País.

“Por educação, só tenho pena de ver muita ignorância acumulada numa pessoa só. Ele trabalha com o ódio, é corresponsável pela mais de 600 mil mortes na pandemia, negou a pandemia e não tem o que dizer. O que o Bolsonaro tem a mostrar ao povo? A gente tem que dar dignidade às pessoas e gerar empregos. A minha avaliação é  que ele é o pior presidente da história”, destacou.