Programa da Escola Judiciária Eleitoral coordenada por Roberta Laena. Foto: TRE-CE

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), alcançou 13.784 mil jovens com ações de educação política do Programa Eleitor do Futuro.

As atividades, que foram encerradas no dia 4 de maio, ocorreram por meio de parcerias com a Corregedoria Regional Eleitoral, a Secretaria de Educação (Seduc), o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Instituto Paes Mendonça de Compromisso Social e Zonas Eleitorais.

No total, 113 escolas de 23 municípios do estado do Ceará foram atendidas pela iniciativa em 2022. Foram ministradas 64 palestras pelo banco de formadores(as) da EJE e por servidores(as) e juízes(as) de cartórios eleitorais em três meses.

Sobre o Programa, a coordenadora da EJE, Roberta Laena, afirma: “Os avanços tecnológicos impostos pela pandemia mudaram os formatos educacionais. A realização de eventos virtuais ou híbridos é uma realidade que abre portas e nos permite alcançar muitas pessoas. Mesmo com a volta das atividades presenciais, realizamos algumas palestras a distância, que não seriam possíveis no formato tradicional”.

A coordenadora destaca ainda “que esse alcance só foi possível porque a EJE possui, hoje, um Banco de Formadores(as) de excelência, constituído por servidores(as) que, de modo voluntário, participam desde a elaboração do material formativo até a execução e/ou acompanhamento das formações”.

Foco do Programa

O projeto trouxe como enfoques a promoção do alistamento de jovens e o combate à desinformação. Foram apresentados temas como democracia, cidadania, papel da Justiça Eleitoral e a importância do voto consciente e informado. Os(As) palestrantes também destacaram os riscos do compartilhamento de informações sem a devida checagem.

Sobre a importância do alistamento eleitoral, foram apresentados temas como o protagonismo juvenil na política e o poder transformador da participação cidadã. Os(As) estudantes foram incentivados a solicitarem seus títulos, seja no cartório eleitoral, seja de forma remota por meio do Título Net, no site do TRE-CE.

Atividades

As ações tiveram início no dia 9 de março, com formações realizadas em parceria com a Seduc. No total, oito palestras virtuais ocorreram nos meses de março e abril e foram assistidas por 1.830 estudantes de 24 escolas estaduais.

Outra ação importante foram as duas palestras para jovens vinculados(as) ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de 18 estados do Brasil. Cerca de 2.200 alunos(as) participaram dos eventos, que aconteceram no dia 14/3, no início da semana do Jovem Eleitor. O Instituto Paes Mendonça de Compromisso Social, um do braço social do RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, também promoveu ações em parceria com a EJE. O evento foi realizado no Shopping RioMar Papicu, no dia 8 de abril, e alcançou 50 jovens da comunidade local.

Destaca-se ainda a parceria com o Projeto TRE em Movimento, da Corregedoria Regional Eleitoral. Essas atividades alcançaram 180 estudantes de escolas de Fortaleza. As palestras foram ministradas pela coordenadora de Eleições, Edna Saboia. Já os atendimentos foram realizados com o apoio das 3ª e 112ª Zonas.

Webinar Cidadania e Desinformação: um rolê da democracia

A Escola Judiciária também promoveu, em parceira com a Seduc, a Webinar Cidadania e Desinformação: um rolê da democracia. O seminário contou com a presença de Edna Saboia, coordenadora de eleições do TRE-CE; do desembargador Gladyson Pontes, diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE; e de Jucineide Fernandes, secretária executiva do ensino médio e profissional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

Para o desembargador, o Webinar foi “mais um evento aberto, que aproxima a Justiça Eleitoral da sociedade, com o escopo de sensibilizar a juventude para a importância do protagonismo democrático e do alistamento eleitoral”. A palestra, que está disponível no Youtube da CedCeará, já conta com 621 visualizações.

Zonas Eleitorais

As Zonas Eleitorais da capital e do interior do estado também provocaram grande movimentação, levando informação aos(às) jovens de 15 a 17 anos de idade. A EJE ofereceu apoio às zonas com disponibilização de materiais, como slides e roteiro da apresentação, e intermediação com Banco de Formadores(as), mediante Ofício-circular 1/2022.

As equipes dos cartórios visitaram instituições de ensino para realizar palestras de educação política e promover o alistamento eleitoral. Participaram das ações mais de 8 mil alunos(as) de instituições particulares e públicas estaduais e profissionalizantes de cidades como Granja, Aurora, Crato, Missão Velha, Jaguaruana, Cascavel, Sobral, Icó, além de diversos bairros de Fortaleza.

Fonte: TRE-CE.