Élcio Batista (PSB), vice-prefeito da Capital cearense. Foto: Divulgação.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), cumprirá missão oficial na Suécia entre os dias 31 de maio e 3 de junho. Ele participará de evento sobre questões climáticas e de reuniões com instituições que atuam nas áreas de juventude, inovação e tecnologia, resíduos sólidos e meio ambiente.

Durante o período, o vice-prefeito Élcio Batista (PSB) assume interinamente a Prefeitura.

O chefe do Executivo municipal deve ainda reforçar a divulgação da cidade como atrativo turístico, buscando consolidar parcerias e atrair novos investimentos para a Capital. Sarto já embarca na noite deste domingo (29/05).

A agenda do prefeito José Sarto na Suécia ocorrerá em Estocolmo. No dia 31 de maio, está prevista uma reunião com a Smart City Sweden, plataforma que se dedica a soluções urbanas sustentáveis. A reunião será oportunidade para conhecer as empresas que compõem a plataforma, trocar experiências e prospectar novos negócios e parcerias para Fortaleza.

Também na terça-feira (31/05), Sarto deve visitar o Instituto Olof Palme, que apoia iniciativas de movimentos progressistas pelo mundo nas áreas de democracia, direitos humanos, paz e justiça social.

No dia 1º de junho, o prefeito participará do Fórum de Cidades Stockholm+50 High Level, realizado pela Prefeitura de Estocolmo, que promoverá amplo debate sobre meio ambiente e sustentabilidade, com foco nos compromissos assumidos durante a Conferência das Nações Unidas de 2021 (COP-26). Sarto irá interagir com prefeituras de diversos países do mundo e conhecerá boas práticas dentro da temática.

No dia 2/6, como membro da delegação do Brasil na Stockholm +50, Sarto participará com a vice-prefeita de Estocolmo, Katarina Luhr, do painel sobre Resíduos Sólidos, “Waste Management– An urgent issue to be addressed at the local and municipal level to achieve Sustainable Development Goals and to fight climate change. Mayors’ dialogue on targeting Zero Waste” (Gestão de Resíduos Sólidos – Uma questão urgente a ser abordada a nível local e municipal para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e combater as mudanças climáticas. Diálogo dos prefeitos sobre a meta de zerar desperdícios).

Relações

Ainda dia 02/6, o prefeito fará visita à Fryshuset, organização civil que atua em cooperação com organismos internacionais e investe em programas nas áreas de educação, juventude, trabalho e empreendedorismo. A Prefeitura de Fortaleza dispõe de memorando de entendimento (MoU) com a instituição, e o objetivo do encontro é estreitar relações e fortalecer a política de cooperação na área de Juventude.

Já na sexta-feira (03/06), a agenda prevê reunião com a Impact Hub Estocolmo, que busca soluções inovadoras para as principais questões da cidade, e também com a Agência Sueca de Proteção Ambiental, onde conhecerá ações realizadas pelo País destinadas à pauta ambiental.

Com informações da Assessoria da PMF.