Foto: Renato Araujo/ABr.

O prefeito José Sarto (PDT) enviou à Câmara Municipal de Fortaleza Projeto de Lei criando o Plano Municipal de Segurança no Trânsito (PST) 2022/2031.

De acordo com o chefe do Executivo fortalezense, a apresentação do Plano é uma das ações do Maio Amarelo, campanha nacional de conscientização acerca dos problemas ocasionados pela violência no trânsito.

Nosso objetivo é consolidar a política pública que vem nos garantindo a redução do número de mortes no trânsito na Capital. Já estamos há 7 anos seguidos diminuindo o número de óbitos nas vias de Fortaleza, com uma queda de 51% de 2014 até 2021. Com o Plano, estabelecemos uma ousada meta de, em dez anos, reduzir pela metade a taxa de mortes (que em 2021 foi de 6,8 para cada 100 mil habitantes)“, disse Sarto.

O Projeto de Lei também prevê a criação do Conselho Executivo de Gestão do Plano de Segurança no Trânsito do Município de Fortaleza (CEGPST), ao qual compete acompanhar a implementação e execução das ações.

Eixos

O Plano Municipal de Segurança no Trânsito está fixado em quatro eixos principais: Gestão da Segurança no Trânsito (implementada de forma integrada e balizada nos princípios dos sistemas seguros); Mobilidade Sustentável e Vias Seguras (infraestruturas viárias que protejam usuários vulneráveis; Rede de Atenção à Vítima (redução das sequelas físicas e psicológicas) e Usuários Seguros (respeito à legislação e comportamento seguros de todos os usuários) e Consequentes de sinistros de trânsito.