A bancada petista na Câmara de Fortaleza foi favorável à cassação do mandato do colega de partido. Foto: Divulgação.

A defesa do vereador Ronivaldo Maia, do PT, tem até a próxima segunda-feira (23) para apresentar alegações finais no processo de expulsão partidária pelo qual o parlamentar passa dentro da sigla. O petista foi acusado, em novembro do ano passado, de tentativa de feminicídio, chegando a ficar preso. Ele nega as acusações e a ação interna está próxima da finalização.

Nesta semana, um grupo de 189 mulheres do PT Ceará apresentou nota à presidência do partido contra a expulsão de Ronivaldo. Elas defendem “apuração imparcial” dos fatos. Quando do retorno de suas atividades na Câmara Municipal de Fortaleza, Ronivaldo Maia negou que tenha tentado contra a vida da mulher que estava com ele em um veículo, no dia 29 de novembro passado.

Os vereadores Guilherme Sampaio, que preside o PT de Fortaleza, e Larissa Gaspar, líder do partido na Câmara Municipal, assinaram pedido de cassação contra o colega de partido, impetrado por representantes do PSOL.

O Conselho de Ética da Casa, porém, arquivou o pedido feito pela sigla socialista, que tentou recorrer, mas não conseguiu as assinaturas suficientes para adentrar com o recurso.

Agora, o processo de expulsão de Ronivaldo Maia está chegando ao prazo final no PT. Após apresentar as alegações finais na próxima segunda-feira, o conselho de ética do partido, formado pelo departamento jurídico da agremiação, deve apresentar um relatório, e em seguida, a direção da sigla reúne o diretório estadual que é quem julgará se caberá punição e qual deve ser a medida aplicada contra o vereador.