Executiva estadual do Partido dos Trabalhadores se reuniu no fim da tarde desta quarta-feira (4) para dar uma resposta ao presidenciável Ciro (PDT). Foto: Divulgação.

A direção do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará se reuniu extraordinariamente, no fim da tarde desta quarta-feira (04), para se posicionar sobre os ataques do presidenciável Ciro Gomes (PDT) à sigla e a alguns de seus membros. Em nota, aprovada por unanimidade, a agremiação teceu diversas críticas ao comportamento do pedetista.

De acordo com a nota, os  ataques de Ciro Gomes a membros do PT “somente se justificam como um ato de total desespero de um candidato que vê seu projeto pessoal de ser presidente do Brasil naufragar logo na largada da corrida presidencial de 2022. Inviabilizado no pleito presidencial, amargando uma terceira colocação em todas as sondagens feitas no Ceará, Ciro se volta para as eleições no Estado, com seu já conhecido ímpeto autoritário, buscando impor uma candidatura ao Governo do Estado à sua imagem e semelhança”.

Ainda no texto, Ciro Gomes direciona “ataques e agressões” de toda ordem aos que questionam ou se insurgem “à sua imposição”. “São ataques levianos e oportunistas. Levianos por assacar insinuações descabidas; oportunista por tentar apresentar vários PTs para ao final desviar-se de enfrentar o posicionamento do ex-governador Camilo Santana que assim como o PT, defende desde sempre a manutenção da aliança que atualmente governa o Ceará, com uma candidatura de consenso capaz de unificar todas as forças políticas e partidos que apoiam o projeto em curso no nosso estado”.

Para o PT, uma candidatura de consenso não pode resultar de imposição “de quem quer que seja”. Segundo a executiva, as pretensões “autoritárias” desagregam e sabotam esforços de unidade, quando qualificam como “conchavo e negociata” o que não for da vontade de Ciro Gomes. “Nas palavras de Camilo Santana “não existe aliança nem projeto de um partido só.” Esse projeto, continua Camilo, “tem o PT, o PP, o MDB, o PSB, o PSD, o PCdoB, o PV, dentre outros”.

Antibolsonaristas

“As agressões de Ciro demonstram ainda a sua absoluta falta de maturidade e de responsabilidade além de sua alienação no processo de construção de uma candidatura de consenso, capaz de agregar o conjunto das forças políticas que compõem a base do governo Camilo/Izolda, que possa ter a aceitação do povo cearense e a capacidade de assegurar a sequência e a melhoria do exitoso projeto em curso no nosso estado”, diz o texto.

A nota cita, ainda, Camilo Santana como filiado que contribuiu na construção de projeto no Estado e Luizianne Lins em Fortaleza. Ela foi citada por Ciro Gomes como responsável por aparelhar escolas municipais e unidades de saúde, que segundo o pedetista, tinham seus dirigentes indicados por vereadores. “O PT do Ceará reafirma seu empenho para a construção de um potente e amplo palanque de Lula no estado, com todas as forças democráticas e antibolsonaristas e seu compromisso com o povo cearense, com Camilo Santana Senador e Lula Presidente”.

Nota na íntegra:

PARTIDO DOS TRABALHADORES
DIRETÓRIO ESTADUAL DO CEARÁ

NOTA DO PT CEARÁ SOBRE ATAQUES DE CIRO GOMES AO PARTIDO
Os ataques de Ciro Gomes ao PT somente se justificam como um ato de total desespero de um candidato que ver seu projeto pessoal de ser Presidente do Brasil naufragar logo na largada da corrida presidencial de 2022.
Inviabilizado no pleito presidencial, amargando uma terceira colocação em todas as sondagens feitas no Ceará, Ciro se volta para as eleições no estado, com seu já conhecido ímpeto autoritário, buscando impor uma candidatura ao governo do estado à sua imagem e semelhança.
Aos que ousam questionar ou se insurgir à sua imposição direciona ataques e agressões de toda ordem.
São ataques levianos e oportunistas. Levianos por assacar insinuações descabidas; oportunista por tentar apresentar vários PTs para ao final desviar-se de enfrentar o posicionamento do ex-governador Camilo Santana que assim como o PT, defende desde sempre a manutenção da aliança que atualmente governa o Ceará, com uma candidatura de consenso capaz de unificar todas as forças políticas e partidos que apoiam o projeto em curso no nosso estado.
Uma candidatura de consenso, diante da responsabilidade que temos de dar continuidade ao bem-sucedido Governo de Camilo e Izolda, não pode resultar da imposição de quem quer que seja, muito menos estar a serviço de ambições pessoais. Estas pretensões autoritárias desagregam e sabotam os esforços de unidade, qualificando como “conchavo e negociata” o que não for da sua vontade.
Nas palavras de Camilo Santana “não existe aliança nem projeto de um partido só.” Esse projeto, continua Camilo, “tem o PT, o PP, o MDB, o PSB, o PSD, o PCdoB, o PV, dentre outros.
As agressões de Ciro demonstram ainda a sua absoluta falta de maturidade e de responsabilidade além de sua alienação no processo de construção de uma candidatura de consenso, capaz de agregar o conjunto das forças políticas que compõem a base do governo Camilo/Izolda, que possa ter a aceitação do povo cearense e a capacidade de assegurar a sequência e a melhoria do exitoso projeto em curso no nosso estado.
O PT muito se orgulha da contribuição dos seus filiados na construção do projeto em nosso Estado, em especial do Governador Camilo Santana, bem como da exitosa gestão da companheira Luizianne Lins na prefeitura de Fortaleza.
O PT do Ceará reafirma seu empenho para a construção de um potente e amplo palanque de Lula no estado, com todas as forças democráticas e antibolsonaristas e seu compromisso com o povo cearense, com Camilo Santana Senador e Lula Presidente!
Fortaleza, 04 de maio de 2022
A Executiva Estadual PT Ceará.