O projeto é de autoria do deputado Queiroz Filho, presidente da comissão de Educação da Assembleia. Foto: ALCE.

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta semana Projeto de Indicação que sugere a criação do Programa de Intercâmbio Professores Sem Fronteiras, beneficiando os docentes selecionados com a oportunidade de estudar, por prazo determinado, em escolas de idiomas em países de língua estrangeira.

Segundo a proposta, o Programa serviria como uma espécie de premiação aos educadores, de acordo com critérios determinados em edital a ser lançado anualmente pela Secretaria da Educação.

“O intercâmbio é uma forma eficaz para promover a formação e pesquisa. Para os professores, se torna ainda mais eficaz, tendo em vista que sua constante capacitação resultará em um profissional que transmitirá todo o conhecimento aos seus alunos e contribuindo de forma significativa para a educação de nosso estado”, defendeu deputado Queiroz Filho (PDT), autor do projeto.

Além do dinheiro para pagar as aulas, os selecionados receberiam uma ajuda, mediante bolsa, para complementar o pagamento das despesas para permanência nas cidades.

Recentemente, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou mensagem da Prefeitura que estabelece, no Município, o Programa de Intercâmbio Professores Sem Fronteiras.

Por ser um Projeto de Indicação, ele funciona como sugestão ao Poder Executivo. Caso o Governo do Estado opte por acatar, deverá reenviá-lo como mensagem à Assembleia Legislativa em forma de Projeto de Lei.