O vereador Gabriel Aguiar, pré-candidato a deputado federal; a pré-candidata à governadora, Adelita Monteiro; e o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, em visita à Câmara Municipal. Foto: Miguel Martins.

O presidente nacional do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Juliano Medeiros, esteve em Fortaleza nesta quarta-feira (11), onde participou de uma série de eventos do projeto “PSOL pelo Brasil”, que tem como objetivo preparar a sigla para a disputa eleitoral deste ano e fazer um debate programático visando a resolução dos problemas do País.

Em visita à Câmara Municipal da Capital, o dirigente afirmou que a sigla tem capacidade de chegar ao segundo turno das eleições no Ceará e pretende eleger o primeiro deputado federal no Estado.

O Ceará é o 20º Estado visitado pela presidência do PSOL através do projeto “Psol pelo Brasil”. Segundo Medeiros, há cerca de duas semanas a legenda definiu apoio à pré-candidatura do petista Lula à Presidência da República e quer fazer parte da condução da campanha do Partido dos Trabalhadores, o que também deve acontecer nos estados.

“Quem vai representar essa campanha no Ceará é a Adelita Monteiro, que vai ser a voz da esquerda nessas eleições e daqueles que querem votar no Lula para mudar o Brasil”, afirmou o dirigente ao Blog do Edison Silva.

De acordo com ele, tendo em vista o quadro eleitoral no Ceará, é possível que o PSOL esteja no segundo turno das eleições deste ano, e este seria um dos principais objetivos da legenda no pleito de 2020.

O partido pretende, ainda, aumentar o tamanho da bancada do PSOL na Assembleia Legislativa, atualmente representada apenas por Renato Roseno, e eleger o primeiro deputado federal do partido no Ceará.

“Além de colocar a Adelita no segundo turno, o que é plenamente possível, queremos aumentar a bancada na Assembleia Legislativa e eleger o primeiro deputado ou deputada federal no Ceará. A chapa está muito forte, eu sei que têm nomes competitivos, e isso vai ser possível para aqueles que querem uma alternativa de esquerda na Câmara Federal”, defendeu.