Ministro Luiz Fux. Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, celebrou, nesta quarta-feira (4), o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado na terça-feira (3). “A imprensa livre é um dos pilares da nossa democracia”, afirmou, na abertura da sessão plenária.

Em nome do Tribunal, o presidente cumprimentou jornalistas de todo o país, com destaque para quem cobre diariamente a Suprema Corte, bem como profissionais de cinegrafia, fotografia, edição e redação. Segundo ele, o empenho na produção e na divulgação de notícias voltadas a informar a sociedade propiciam “sua autodeterminação, suas escolhas e sua formação de juízo de valor”.

Como forma de valorização e de defesa da imprensa livre, o presidente do Supremo anunciou a abertura, nesta quinta-feira (5), a exposição “Liberdade e Imprensa – o papel do Jornalismo na Democracia Brasileira”, promovida pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) no Museu do STF.

Até o dia 4/7, estarão expostos anúncios publicados nos últimos anos sobre combate à desinformação, tanto nas eleições quanto durante a pandemia da Covid-19, e sobre a importância do jornalismo para a construção do país.

Segundo a ANJ, em tempos de desinformação e fake news, o jornalismo profissional nunca foi tão importante. A entidade destaca a importância de realizar a mostra nas dependências do STF, o guardião da Constituição Federal, e lembra que imprensa livre e democracia são inseparáveis.

Fonte: site do STF.