No fim do ano passado, a Câmara aprovou o projeto que trata do programa de manejo de resíduos sólidos urbanos chamado Fortaleza Cidade Limpa. Foto: CMFor.

A Prefeitura de Fortaleza está preparando um novo programa de coleta de resíduos sólidos “Fortaleza, cidade limpa” e deve encaminhar um projeto tratando sobre a tarifa do lixo no próximo mês. De acordo com o líder do Governo na Câmara Municipal, o vereador Gardel Rolim (PDT), a proposta do Poder Executivo visa apresentar novos parâmetros para uma relação do cidadão com o Município. “A Prefeitura não vai cobrar uma taxa para fazer o que já faz”.

De acordo com ele, o projeto com o plano municipal deve ser encaminhado para a Câmara Municipal de Fortaleza até junho ou julho, a depender da conclusão dos estudos que estão sendo realizados por especialistas que já trabalharam em programas semelhantes no Rio Grande do Sul e São Paulo.

“É uma pauta que precisa ser apropriada pela população. O mundo vem se industrializando e as pessoas produzindo mais lixo. Fortaleza, a cada ano, produz mais lixo e precisamos ter um plano para que a gente possa mudar essa relação”.

“Não é algo muito simples, trivial.  A Prefeitura não vai cobrar uma taxa para fazer o que a gente já faz. É um novo plano, algo completamente novo. Vamos ter mais Ecopontos? Como vamos fazer? Como as pessoas poderão participar? É um plano para tornar a cidade mais limpa” – (Gardel Rolim)

Segundo ele, é preciso que os cidadãos tenham uma relação de não sujar a cidade. O Município de Fortaleza, por exemplo, recicla menos de 2% daquilo do que se pode reciclar, o que a Prefeitura pretende mudar com o plano municipal.

O que discutimos, e a Prefeitura está tratando sobre isso, é termos um novo marco de como vamos ter um resíduo sólido para a cidade. Nosso sonho é ter uma cidade limpa. Tenho certeza que na hora em que a proposta chegar na Câmara, a gente tenha, de fato, um marco, e que o cidadão possa se apropriar disso, e que a gente tenha uma nova relação com o lixo”.

Outra proposta que interessa ao Governo Municipal é o Plano Diretor Participativo, que está com três anos defasado. De acordo com o líder do Governo, esse é um debate que ajudará Fortaleza a se tornar uma das cidades mais desenvolvidas do Nordeste. “O Plano Diretor precisa ser abraçado pela população, inclusive, nos debates. É um projeto importante não apenas para o Governo, mas para a cidade”, disse.