Deputado Danilo Forte, autor do requerimento da audiência pública na Câmara Federal, vai ser operado. Foto: Reprodução/Instagram.

Na próxima quinta-feira (12) a Câmara dos Deputados promove um debate, requerido pelo deputado Danilo Forte (União/CE), para discutir os índices de aumento na conta de luz dos cearenses autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Mas o próprio Danilo não poderá participar do evento por estar hospitalizado. Nesta segunda-feira (9) ele postou em suas redes sociais uma foto, hospitalizado, e dizendo que ia ser submetido a uma intervenção cirúrgica para tratar de um aneurisma na cabeça.

A audiência pública será na Comissão de Minas e Energia. O deputado Danilo Forte (União-CE) está preocupado com o reajuste onde a conta de energia no Ceará vai subir em média 24,88%, mas lembra que em oito estados os aumentos ficaram acima da inflação. Ele pede explicações sobre “os parâmetros utilizados para aprovar esse reajuste tarifário”.

Nesta semana, a Câmara aprovou urgência para a votação em plenário do PDL 94/22, que susta os efeitos de resolução da Aneel que autorizou o reajuste no Ceará. Autor do projeto, o deputado Domingos Neto (PSD-CE) afirmou que o objetivo é alterar o texto para barrar todos os reajustes autorizados pela Aneel em diversos estados.

“Houve reajuste abusivo de 20% em Alagoas; 21% na Bahia; 17% no Mato Grosso do Sul; de cerca de 20% Rio Grande do Norte; quase 25% de reajuste médio de energia no Ceará; e já aviso logo aos mineiros que haverá aumento no dia 22 de maio ”, disse.

A audiência ocorre no plenário 14,  às 13 horas.

Foram convidados:

  • a diretora da Aneel Elisa Bastos Silva;
  • um representante da Enel (Ente Nazionale per l’Energia Elétrica), concessionária no Ceará, entre outros.

Enquanto isso, em Fortaleza, a Câmara Municipal criou uma comissão, como a Assembleia Legislativa também já criou a sua, a fim de tratar do mesmo tema. O vereador Márcio Martins (PROS) é o vice-presidente da Comissão, presidida por Antônio Henrique (PDT).

Com informações da Agência Câmara de Notícias.