Leonardo Pinheiro durante visita a municípios do Interior do Ceará. Foto: Reprodução/Instagram.

Apesar de toda a movimentação política que vem ocorrendo desde o início do ano, com pretensos candidatos realizando diversas incursões em todos os municípios cearenses, a população ainda está distante das discussões eleitorais. Faltando menos de cinco meses para o pleito de outubro, deputados afirmam que esse distanciamento do eleitorado com o tema é prejudicial para a política e defendem uma maior formação política das pessoas.

O deputado Moisés Braz (PT) tem uma agenda frequente em diversos municípios do Interior, e segundo ele, boa parte da população ainda não se definiu sobre as eleições proporcionais. Segundo ele, quando o tema da disputa majoritária é colocado entre o eleitorado há mais ou menos uma posição definida, o que não acontece quando a discussão são os representantes do legislativo.

“Tenho percebido que muita gente ainda não se definiu sobre o candidato a deputado federal e estadual, e olha que eu ando muito pelo Estado”, disse. Na avaliação do petista, é preciso uma maior investimento na formação política da população, o que poderia ser implementado pelas própria agremiações partidárias.

“Boa parte do eleitorado acha que tudo se resolve no Executivo e não valoriza os vereadores, os deputados e senadores. Não existe um bom governo se não existir um bom parlamento que fiscalize, que proponha. Falta ainda muita formação política para a população”, destacou Moisés Braz.

Discussões

Também da ala dos municipalistas, o deputado Leonardo Pinheiro (PP) disse que faltando menos de cinco meses para a eleição deste ano, o sentimento é que a população ainda não se envolveu de forma mais intensa no processo eleitoral deste ano. O parlamentar disse que tem buscado ressaltar a seus eleitores a importância do maior envolvimento nas discussões políticas, apesar do desgaste do setor nos últimos anos.

“Procuramos orientar as pessoas que ao invés de virar as costas para a política, votem de forma consciente, de forma qualitativa. Nosso sentimento é de que o engajamento maior da população, de forma geral, será bem mais lá para a frente. O eleitorado ainda está muito disperso”, disse Pinheiro.