Rodrigo Pacheco chamou de bravatas as falas em defesa do fechamento do Supremo Tribunal Federal. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado.

O jornal Valor Econômico destaca na edição desta segunda-feira (9) o caso do vereador de Fortaleza, Ronivaldo Maia (PT), para comentar sobre outros políticos envolvidos em agressões a mulheres.

Diz trecho da matéria: “Réu por tentativa de feminicídio, o vereador Ronivaldo Maia (PT), de Fortaleza, foi preso em flagrante em novembro de 2021, depois de atropelar e arrastar na rua a mulher com quem tinha um relacionamento extraconjugal. Depois de dois meses preso, conseguiu um habeas corpus para responder em liberdade. O caso chocou os vereadores da capital cearense, mas os vereadores não foram capazes de abrir um processo disciplinar e ele já voltou às atividades normais no Legislativo”.

Na próxima quinta-feira (12), a Câmara dos Deputados promove um debate, requerido pelo deputado Danilo Forte (União/CE), para discutir índices de aumento na conta de luz dos cearenses. Mas o próprio Danilo Forte não poderá participar do debate por estar hospitalizado. Nesta segunda-feira (9) ele postou em suas redes sociais uma foto hospitalizado e dizendo que ia ser submetido a uma intervenção cirúrgica para tratar de um aneurisma na cabeça.

Enquanto isso, em Fortaleza, a Câmara Municipal criou uma comissão, como a Assembleia já criou a sua, a fim de tratar do mesmo tema. O vereador Márcio Martins (PROS) é o vice-presidente da Comissão, presidida por Antônio Henrique (PDT).

A CPI das Associações de Militares, na Assembleia Legislativa, já tem elementos para o deputado relator, Elmano Freitas (PT), elaborar seu relatório. Parece não haver dúvidas que o texto será aprovado pela maioria do colegiado e responsabilizará, pela ordem de envolvimento no último motim da Polícia cearense, o deputado federal Capitão Wagner (União), o vereador de Fortaleza, Sargento Reginauro (União), e o deputado estadual, Soldado Noelio (União).

Até aqui, não se tem informação sobre a culpabilidade do ex-deputado federal Cabo Sabino, um dos líderes do movimento, que, recentemente, foi expulso dos quadros da Polícia. O relatório será votado no próximo mês, ou mais tardiamente, na primeira quinzena de julho, antes do encerramento do semestre legislativo.

Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina”, ex-diretora de uma dos setores do Ministério da Saúde, está em plena campanha eleitoral para conquistar um mandato de deputada federal. No domingo (8), ela reuniu, num programa comandado por ela na TV União, um grupo de médicas que também pleiteiam vagas na Câmara dos Deputados.

O senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG), presidente do Senado e do Congresso Nacional, voltou a comentar, neste fim de semana, a necessidade de harmonia entre os Poderes da República. O mineiro condena as bravatas, nas palavras dele, sobre o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e contra os questionamentos do processo eleitoral, que, segundo diz, é competência exclusiva do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sem participação na sua administração de representantes do Poder Executivo e Legislativo, ambos com interesses direto nas eleições, pois seus integrantes disputam mandatos.

O ex-presidente Lula leu um discurso, no lançamento da sua pré-candidatura à Presidência da República, ocorrido no sábado (07). Havia uma preocupação de seus aliados com uma fala de improviso, visto que, nos últimos dias, ele havia dito frases com repercussões negativas.

Mas, o discurso lido, atendeu à preocupação dos aliados, foi realmente no momento que exigia, para ele e qualquer outro presidenciável. É um sinal de responsabilidade e respeito ao cargo pretendido. Naquele momento, o pré-candidato já assumiu compromissos com seus dizeres. Ele começou falando da necessidade de união de políticos de todas as matrizes ideológicas para combater o projeto de Bolsonaro, tido como antidemocrático.

Lula voltou a falar da repartição de Poderes. Recentemente, ele tinha dito que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, ao controlar parte substanciosa do Orçamento da União, estava querendo o “Imperador do Japão”, no que foi ironizado pelo alagoano ao responder que o “Imperador do Japão não manda em nada e, sim, o primeiro ministro”. O presidenciável petista defende o Legislativo fazendo leis, o Judiciário julgando e o Executivo administrando.

O petista ainda falou que “atualmente é um homem apaixonado” e que se casará nos próximos dias. Atualmente, ele é viúvo. Mesmo apaixonado e em plena lua de mel, ele começa a fazer campanha começando por Minas Gerais, neste mês. E fez advertências a adversários.

Geraldo Alckmin (PSB), ex-governador de São Paulo, é o vice de Lula. Por estar com Covid-19, participou, virtualmente, do evento de sábado (7). Falou por mais de 10 minutos, onde “lançou” um novo prato, o Lula com Chuchu, referindo-se ao seu apelido de “picolé de chuchu”. E pareceu ter agradado Lula e seus aliados. O socialista, recentemente, trocou o PSDB pelo PSB, para compor com Lula e comentou de quando ambos eram adversários e candidatos à Presidência da República.

No domingo (8), o presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre a Petrobras por conta dos elevados preços dos combustíveis e do gás de cozinha. No último fim de semana, a manchete principal do Estadão diz que a União, no governo de Bolsonaro, recebeu um total de R$ 44,5 bilhões de dividendos, ou seja, parte do lucro da empresa, impostos e royalties.

O PT do Ceará tem um encontro estadual no próximo dia 28 quando voltará a tratar da aliança com o PDT. O diretório estadual já havia decidido a respeito do acordo entre as agremiações. Mas, as últimas críticas do presidenciável Ciro Gomes, motivaram alguns petistas a pedir uma reavaliação da decisão do diretório. O encontro tem o poder de revogar a deliberação anterior.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.