Paulo Albuquerque (Paulão) preside a Câmara de Vereadores de Sobral. Foto: CMSobral.

O programa O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense começou, nesta terça-feira (17), destacando que os deputados integrantes da CPI das Associações de Militares poderão antecipar a apresentação do relatório para o fim deste mês de maio e votá-lo já no próximo mês, junho. Alguns membros do colegiado estiveram em visitas às instalações de algumas associações.

O material colhido já é suficiente para a apresentação do relatório. É possível até que exista alguma acareação. Segundo se comenta, há elementos para indicarem o deputado federal Capitão Wagner (União/CE), o deputado estadual Soldado Noelio (União), o vereador de Fortaleza Sargento Reginauro (União) e outros, por envolverem as associações no patrocínio do último motim de policiais militares, ocorrido em 2020.

Ivo Gomes (PDT), prefeito de Sobral, como alguns de seus amigos anunciaram por meio das redes sociais, foi submetido a uma cirurgia, nesta manhã de terça-feira (17), a uma cirurgia no intestino. O procedimento foi bem sucedido, dizem. O presidente da Câmara Municipal de Sobral, Paulo Albuquerque (PDT), amanhã (18), assume o cargo de prefeito, já que a vice-prefeita, Christianne Coelho (PT), é pré-candidata a deputada federal e declinou o direito de assumir.

Falando de Sobral, ainda não se tem informação a respeito dos prejuízos causados pelo incêndio, no último final de semana, em parte do prédio da Câmara Municipal local. O prédio é antigo, já tendo sido a primeira cadeia pública municipal e, depois, passou a sede da Prefeitura e da Câmara, isso até poucos anos, quando o prefeito José Euclides Ferreira Gomes construiu outro local para sediar o Executivo sobralense, ficando, no local, apenas a Câmara, em frente à Catedral e próximo a margem do Rio Acaraú.

A Prefeitura de Fortaleza está fazendo uma consulta pública para firmar uma Parceria Público Privada (PPP) a fim de garantir energias aos 200 prédios das escolas e creches municipais. A empresa vencedora terá a concessão durante 25 anos para conduzir a Parceria Público Privada. Segundo o apresentador do noticiário, é um avanço que o Governo do Ceará deveria seguir.

Neste momento de discursos, que insinuam uma turbulência no processo eleitoral, a Polícia Federal prepara sua estrutura para garantir a segurança dos candidatos a presidente da República, segundo revela o Jornal O Globo.

O PSDB vive momentos difíceis, já de algum tempo, mas na última sexta-feira (13), a crise tomou uma dimensão maior, quando da entrevista do ex-ministro Aloysio Nunes Ferreira, um tucano dos antigos, dizendo que votará em Lula (PT) já no primeiro turno, desacreditando na candidatura do seu correligionário João Doria (PSDB) ou de qualquer outro candidato da terceira via. O Blog do Edison Silva fez um comentário mais amplo a respeito da questão que está nas plataformas do Blog.

Por conta desta entrevista e das articulações do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, Doria rompeu praticamente com o MDB, com quem estava sendo acordado que um só presidenciável seria lançado pelas duas agremiações, ele sentiu, antecipadamente, como já havíamos comentado aqui, que os critérios estabelecidos lhes seriam desfavoráveis, no caso as pesquisas qualitativas e quantitativas, que seriam apresentadas amanhã, 18 de maio, data marcada do anúncio dos nomes dos candidatos à presidente e vice.

Tanto podendo ser o tucano o cabeça da chapa, quanto a senadora Simone Tebet (MDB/MS). Araújo reagiu contra o movimento de Doria e convocou, hoje, uma reunião da direção nacional da sigla com a bancada federal, para desconsiderar a manifestação do ex-governador paulista e manter o acordo com o MDB.

Simone, preferida do MDB e do PSDB, não falou sobre as divergências do tucano e declarou que é candidata com ou sem a aliança, admitindo, inclusive, se for no acordo, ser até candidata a vice, caso seja vencida nos critérios que os partidos definiram para a escolha da chapa.

Do outro lado, o presidente Jair Bolsonaro (PL), ontem, fez um discurso raivoso, onde voltou a falar das eleições, repetindo os questionamentos de lisura do pleito de outubro, e insinuando que não cumprirá a decisão de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se lhe for contrária ao seu posicionamento no caso do Marco Temporal das Terras Indígenas.

Ciro Gomes (PDT), presidenciável, ainda não voltou às ruas, depois que contraiu a Covid-19. Mas, diariamente, está alimentando suas redes sociais. Ontem, por exemplo, publicou um novo vídeo em que fala, mais uma vez, das pesquisas de sucessão presidencial.

Por fim, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), continua sendo a voz tranquilizadora, em meio à confusão reinante, voltou a falar sobre um processo eleitoral tranquilo.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta terça-feira (17/05):