Lula se casará com Janja (de bolsa vermelha). Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert.

O programa O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense começou, nesta sexta-feira (13), abordando que na quarta-feira (12), na Câmara dos Deputados, aconteceu uma audiência pública para discutir o aumento na conta de energia dos cearenses de, aproximadamente 25%, já a partir deste mês. O deputado federal Domingos Neto (PSD/CE) estava na mesa principal.

O encontro foi pedido pelo deputado Danilo Forte (União/CE), mas ele se recupera, em casa, de uma cirurgia provocada por um aneurisma cerebral. O presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) justificou o índice do aumento concedido pela Aneel, alegando ainda que o reajuste está defasado.

Enquanto isso, aqui no Ceará, o assunto motivou protesto do deputado Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos), na sessão da Assembleia, onde uma Comissão Especial discutirá o aumento e investigará se a Enel está cumprindo integralmente o contrato para distribuir energia, ou se é possível medida de rompimento da concessão por parte do Estado.

Antes do pronunciamento do deputado, uma Comissão da Câmara Municipal, com o mesmo objetivo, o de questionar o aumento na conta de energia da população, esteve na ALECE a fim de tratar da pauta comum. Na CMFor, o vereador Dr. Luciano Girão (Progressistas) falou dessa visita ao Legislativo cearense.

O Valor Econômico desta sexta-feira (13) destaca a reação contrária do Governo Federal ao Projeto de Decreto Legislativo, de autoria de Domingos Neto, para sustar o aumento de energia na conta de luz dos cearenses.

Surge uma novidade na política nacional que é a possibilidade de coligação diferente de governador para a disputa ao Senado Federal. Há expectativa quanto à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a questão. 

A coluna “Política” do Estadão diz que o “procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, deu sua opinião no último dia 10: as chapas de candidatos a governador podem ter mais de um senador. Segundo políticos e advogados, o entendimento dos ministros do TSE não será diferente. Até porque, em 2014, isso ocorreu em diferentes Estados, como no Amapá. A dúvida que resta, porém, é se esses candidatos ao Senado poderão caçar seus próprios aliados e formar coligações completamente diferentes das amarradas pelos candidatos a governador. Isso abrirá negociações paralelas e pode resultar em mais rachas na já difícil amarração tentada tanto por Luiz Inácio Lula da Silva quanto por Jair Bolsonaro na construção de seus palanques estaduais. Exemplo é o Rio, onde Alessandro Molon (PSB) disputa com André Ceciliano (PT) a vaga de candidato ao Senado na chapa de Marcelo Freixo (PSB). Caso ambos se lancem candidatos, Molon já tem o apoio da Rede e negocia com o PSOL. Já Ceciliano não esconde a atração por Cláudio Castro (PL)”.

Os tucanos ligados a João Doria dizem que os critérios estabelecidos para escolher um candidato de uma aliança entre PSDB com o MDB, da senadora Simone Tebet (MS) e o Cidadania, são desfavoráveis a Doria, no caso as pesquisas qualitativas e quantitativas, reconhecendo ele ter um elevado índice de rejeição. O dia 18 de maio está mantido, senão para o anunciar do nome do candidato, pelo menos uma definição de uma nova data.

“Rivais de João Doria dentro do PSDB insistem em tentar incluir os nomes de Eduardo Leite e Tasso Jereissati nas pesquisas para escolher o candidato da terceira via. PSDB e MDB combinaram de contratar medições qualitativas e quantitativas para chegar a um consenso. Aécio Neves pilota a nova investida anti-Doria”, diz a coluna Painel.

O senador José Reguffe (União/DF) é um defensor, embora isolado, de que o União Brasil, acerte apoio à candidatura presidencial de Ciro Gomes (PDT). Reguffe é filho de cearense e pretenso candidato a governador do Distrito Federal.

Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao lado dos demais integrantes daquela Corte eleitoral, respondeu ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e as insinuações sobre uma possível interferência das Forças Armadas no processo eleitoral brasileiro. Fachin disse que as eleições são comandadas pela Justiça Eleitoral e são feitas pelas “Forças Desarmadas”.

E na sua “live” das quintas-feiras, Bolsonaro respondeu ao presidente do TSE, mas em tom diferente daquele que usa para criticar a Justiça Eleitoral e as urnas eletrônicas.

Nenhum cearense está na lista de convidados para o casamento do ex-presidente Lula, a ocorrer no próximo dia 18 de maio, em São Paulo, segundo registro da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.

A ideia de privatizar a Petrobras tem gerado discussões no campo político. Na quinta-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, mandou dar curso ao processo de privatização, segundo ele, “por questão de governo”.

Rodrigo Pacheco (PSD/MG), presidente do Congresso Nacional, admite que a privatização da Petrobras não está no radar do Congresso, por enquanto. O mineiro reuniu-se com secretários de Fazenda dos Estados Brasileiros, na quarta-feira (11) à tarde, defendendo uma política de impostos que possa minimizar os custos dos combustíveis aos consumidores.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta sexta-feira (13/05):