O Programa do Blog do Edison Silva, desta segunda-feira (30), começou registrando que a Câmara Municipal de Fortaleza abriu a semana inaugurando a Escola do Parlamento. A ocasião se tornou, na verdade, um evento político para dar mais espaços ao presidenciável Ciro Gomes (PDT), responsável pelo o que o vereador Antônio Henrique (PDT), presidente da CMFor, denominou de “Aula Magna”.

Além de um expressivo número de vereadores, também participaram da solenidade, alguns deputados estaduais, o deputado federal Mauro Filho, um dos principais assessores de Ciro no campo da economia, assim como o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e seu irmão, Prisco Bezerra, que é primeiro suplente do senador Cid Gomes (PDT), aliás, este já assumiu temporariamente a vaga.

Para o apresentador Edison Silva, abrir esta Escola é muito importante para a sociedade, mas, às vezes, como no caso presente, o mais importante é aproveitar o máximo as potencialidades das escolas já criadas, referindo-se a já existente Universidade do Parlamento criada há alguns anos pela Assembleia Legislativa do Ceará com o mesmo objetivo da Escola do Parlamento da Câmara Municipal, visto que as escolas de Parlamento fazem a mesma coisa, pois não se complementam, como na estrutura da escola tradicional, que começa com o Ensino Infantil até chegar à Universidade.

O deputado federal Capitão Wagner (União/CE), no encontro de sua agremiação, o União Brasil, no último sábado (28) em Icó, falando como pré-candidato a governador, defendeu a redução de impostos, ou mais precisamente, o ICMS, que é imposto estadual, aproveitando a discussão do momento que é o elevado custo dos combustíveis, energia elétrica, gás de cozinha e transportes.

Segundo Edison Silva, esta fala é demagógica, pois um estado como o Ceará “não pode se dar o luxo de reduzir impostos”. Com o que arrecada, sem dúvida, não tem recursos para cobrir os gastos de todos os serviços reclamados pela população.

Estava prevista para esta terça-feira (31) uma reunião de secretários estaduais da Fazenda com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), a fim de evitar a aprovação de um projeto, já aprovado na Câmara Federal, garantindo a redução a 17% do ICMS sobre alguns itens, como combustíveis, energia e gás.

A maioria dos estados brasileiros, incluindo o Ceará, arrecada mais com o ICMS do que com qualquer outro tributo. O Fundo de Participação dos Estados (FPE), repassado pela União, é bem menor que o ICMS, de onde sai uma parcela grande dos recursos para os municípios. Portanto, qualquer chefe de Executivo – prefeito, governador ou presidente, se falar em redução de impostos, está fazendo um discurso demagógico, pois o financiamento de todos os gastos públicos vem da arrecadação de impostos.

O Ministério Público do Ceará publicou uma nota em que trata da sua atuação na área da previdência própria dos municípios cearenses e faz um grave alerta sobre o futuro destes institutos municipais. Hoje, de acordo com o MPCE, a Previdência de 40 municípios cearenses tem uma previsão de déficit superior a R$ 4 bilhões. É uma perspectiva ruim para os servidores destas cidades, pois acabarão ficando sem os proventos quando realmente precisarem, daqui a alguns anos. O próprio MPCE precisa aprofundar mais ainda esta discussão, para evitar prejuízos irreparáveis no futuro.

O desastre provocado pelas chuvas, em alguns estados do Nordeste, com impacto maior em Pernambuco, motivou uma entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (30) do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de alguns de seus ministros.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), está na Europa em missão oficial, desde o último fim de semana. O vice-prefeito Élcio Batista está no exercício do cargo e começou a semana na Câmara Municipal. Ele não permaneceu no evento de lançamento da Escola do Parlamento sob a alegação de ter uma agenda já definida, anteriormente, pelo prefeito Sarto.

Na Câmara Municipal, Ciro falou por quase uma hora sobre o Parlamento brasileiro. Ele é um dos defensores da utilização de mecanismos de aprimoramento da democracia, no caso, o plebiscito e referendo, instrumentos, de fato, pouco usados no Brasil. Após a palestra na Câmara de Fortaleza, Ciro Gomes respondeu a algumas perguntas da plateia, inclusive uma a respeito de energias renováveis.

Os presidenciáveis, líderes da pesquisa publicada pelo Datafolha na quinta-feira última, Jair Bolsonaro e Lula, manifestaram-se sobre os percentuais apresentados.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta segunda-feira (30/05):