Lula em discurso em Minas Gerais. Foto: Reprodução.

O programa O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense começou, nesta quinta-feira (12), dizendo que a Assembleia Legislativa do Ceará e Câmara Municipal de Fortaleza realizaram sessões ordinárias durante a manhã.

Na pauta da Assembleia, algumas matérias do interesse do governo e alguns projetos de deputados. Na última quarta-feira (11), a sessão foi levantada em homenagem póstuma ao ex-deputado Júlio Rêgo.

Logo no início da sessão desta quinta-feira (12), o deputado Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos) criticou a Enel, mesmo depois da Assembleia ter criado uma comissão de deputados para conhecer melhor o serviço de distribuição de energia.

José Airton Cirilo (PT), deputado federal, anunciou que está provocando a bancada cearense para pedir uma audiência com a ministra Cármen Lúcia, do STF, relatora do processo movido pelo Governo do Piauí onde reivindica terras de municípios cearenses da Região da Ibiapaba.

O Estado vizinho não está reivindicando as terras de todas as cidades, num total de 13 municípios, mas apenas partes delas. Por isso é errado dizer que o Piauí quer todos os municípios. Como já informamos, a governadora Izolda Cela (PDT) esteve na terça-feira (10) conversando sobre a questão com a ministra Cármen.

O deputado José Airton, com esta ideia da bancada ir ao STF, segundo Edison Silva, faz apenas “demagogia” com o tema. A bancada cearense deveria estar atenta e feito algo, antes que a situação chegasse no atual estágio.

Na próxima semana, dia 19, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) escolherá 3 dentre seis nomes apresentados pelo Ministério Público estadual a uma vaga de desembargador, na parte do Quinto Constitucional. A lista sêxtupla é composta pela procuradora de Justiça Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves (5 votos), a promotora de Justiça Joseana França Pinto (5 votos), a procuradora de Justiça Maria Magnólia Barbosa da Silva (5 votos), a procuradora de Justiça Maria Neves Feitosa Campos (5 votos), o promotor de Justiça Plácido Barroso Rios (6 votos) e a procuradora de Justiça Vanja Fontenele Pontes (5 votos).

A lista sêxtupla será restrita a uma lista tríplice, da qual a governadora Izolda escolherá o próximo desembargador a substituir Vera Lúcia Correia Lima, recém-aposentada. Esta lista foi precedida de um intenso movimento político e, depois dela, a campanha passou para o TJCE e, concomitantemente, junto à governadora Izolda, que terá a palavra final.

Segundo o apresentador do noticiário radiofônico, não é uma realidade sadia a influência política na escolha de desembargadores, como também não o é na escolha de ministros dos Tribunais Superiores.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) fez uma lista de desembargadores federais, com quatro nomes, para Jair Bolsonaro (PL) escolher dois ministros para aquela Corte, denominada de Tribunal da Cidadania. Uma das vagas a ser preenchida é resultado da aposentadoria do desembargador cearense Napoleão Nunes Maia Filho. O jornal O Globo, em sua edição desta quinta, publicou matéria mostrando o envolvimento de terceiros, fora do STJ, tentando influir na composição da lista.

Com a não inclusão do cearense Cid Marconi, na lista dos desembargadores federais, nome apontado como o candidato preferido do presidente do STJ, Humberto Martins, o Ceará perdeu a chance de ter um segundo ministro naquela Corte, que, antes, chegou a ter três representantes: César Asfor Rocha, Napoleão Nunes Maia Filho e Raul Araújo, além de um ministro-substituto, por longa temporada, o desembargador Haroldo Rodrigues.

O noticiário nacional desta quinta-feira (12) destaca que as manifestações do presidenciável Ciro Gomes, contra o ex-presidente Lula (PT), têm sido utilizadas por aliados do presidente Bolsonaro (PL) para ampliar o espaço das críticas e dizer, com as palavras de Ciro, o que gostariam de dizer contra o petista.

Na quarta-feira Bolsonaro voltou a levantar suspeita sobre o processo eleitoral, exatamente no dia em que um expressivo grupo de pessoas, representando vários segmentos da sociedade brasileira, apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um manifesto de apoio, confiança e solidariedade no processo eleitoral e nas urnas eletrônicas.

Na primeira manifestação pública do novo ministro das Minas e Energia, Adolfo Sachsida, ele defendeu a privatização da Petrobras. Já Lula, em Minas Gerais, fez um discurso respondendo, tanto a Bolsonaro quanto ao ministro Sachsida, enfatizando sua posição contrária a privatizações e renovando sua esperança nas urnas eletrônicas.

Parece ter incomodado Ciro Gomes as investidas do PT e de Lula para que o PDT apoie a candidatura do petista logo no primeiro turno da disputa. Na quarta-feira (11) Ciro, mesmo sem ter agendas públicas, após ter contraído a Covid-19, publicou em suas redes sociais considerações a respeito de sua candidatura.

O PSDB tem uma reunião agendada para começar a “deixar de lado” a pré-candidatura presidencial de João Doria, ex-governador de SP. Parte desse grupo defende uma aliança de tucanos com emedebistas, com o intuito de lançar o nome da senadora Simone Tebet (MS).

O senador cearense Eduardo Girão (Podemos) afirmou que sua agremiação terá candidato à presidência da República, após a frustração com a saída do ex-ministro Sergio Moro, que foi apresentado por Girão aos cearenses como presidenciável. Moro deixou o Podemos e migrou para o União Brasil.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta quinta-feira (12/05):