Tweet de José Guimarães ressaltando os nomes de Camilo e Lula. Foto: Reprodução/Twitter.

O programa O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense começou, nesta quarta-feira (11), destacando que a governadora Izolda Cela (PDT), esteve na quarta-feira (10) à tarde, no Supremo Tribunal Federal – STF, em Brasília, para uma reunião com a ministra Cármen Lúcia, relatora da Ação Cível Originária proposta pelo Governo do Piauí contra o Ceará, reivindicando parte de terras de 13 municípios cearenses da Região da Ibiapaba

Izolda, de fato, sensibilizou-se com o alerta feito neste Blog e em comentário publicado no jornal O Otimista, no início deste mês, sobre a perspectiva viável de perdermos parte do território, hoje ocupado por cearenses para o Estado vizinho.

O Blog apelou para a sensibilidade das mulheres, hoje, chefes dos dois estados, Izolda (PDT) no Ceará e Regina Sousa (PT) no Piauí, para que tentassem fazer algo que não foi feito pelos homens, os ex-governadores Camilo Santana e Wellington Dias, ambos do PT: fazer um acordo.

O processo está em fase final; uma perícia a ser concluída pelo setor cartográfico do Exército Brasileiro, prova essencial para a ministra julgar o feito. Imediatamente, após o alerta do Blog, como dizem os operadores do Direito, Izolda “chamou o feito à ordem”, chamando,  inicialmente, os deputados estaduais votados na Região da Ibiapaba e a procuradora-geral do Estado, Camily Cruz, a fim de anunciar as primeiras providências: ir à Brasília conversar com a ministra Cármen Lúcia.

O encontro, por certo, pouco influi no curso do processo, mas seu simbolismo representa muito junto à população da área do conflito, e representa também um diferencial de ação do Ceará, pois, até aqui, nenhum governador tinha adotado tal providência, inclusive Camilo, ao longo dos últimos sete anos e três meses de gestão. Foi no governo de Wellington Dias quando a ação mais avançou e o Piauí pagou R$ 7 milhões ao Exército para realizar a perícia determinada pela ministra, pois o Ceará negou-se a pagar a metade dos custos. É bom esclarecer que, ao território cearense, o melhor é um acordo.

Ao sair da audiência com a ministra Cármen Lúcia, a governadora Izolda deu uma entrevista e fez publicação em suas redes sociais. A propósito do litígio de terras, o Ceará, ainda nos anos de 1900, perdeu uma ação judicial, no Supremo, com o governo do Rio Grande do Norte.

José Guimarães (PT), deputado federal, retornou a falar da aliança do PT com o PDT no Ceará. Ele disse que “só será eleito, no Ceará, a cargos majoritários, quem tiver apoio de Lula e Camilo Santana”. Segundo o apresentador do noticiário, a afirmação poderá estar errada. O exemplo do ex-senador Eunício Oliveira (MDB) que, em 2018, perdeu para um neófito: o atual senador Eduardo Girão (Podemos). Eunício tinha o apoio de Camilo, quando disputava o segundo mandato, há quatro anos. Na ocasião, o emedebista era o candidato do petista.

Guimarães também disse que é o ex-governador quem decidirá quanto à aliança de PT com PDT, o que significa dizer que esta continuará, pois Camilo é o principal interessado no acordo. Por sinal, ele cancelou sua agenda política no interior cearense, por ter contraído o vírus da Covid-19, assim como Ciro Gomes, seu aliado.

A Assembleia Legislativa suspendeu sua sessão ordinária desta quarta-feira (11), mantendo a tradição de não realizar trabalhos, no primeiro dia de reuniões ordinárias, após a morte de um dos ex-deputados. A sessão foi suspensa em memória do ex-deputado Júlio Rêgo, acontecido na última quinta-feira (4), devido a complicações cardiovasculares.

Rêgo foi deputado por quase oito legislaturas, tempo em que chegou a presidir a Casa, antes de ser nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), além de presidir a Corte. Alguns deputados manifestaram-se em relação à vida pública de Júlio Rêgo.

A Câmara Municipal de Fortaleza, porém, teve sessão normal nesta quarta-feira (11), tendo o vereador Adail Júnior (PDT) como o primeiro orador, criticando as declarações do deputado José Guimarães, quanto à coligação do PT e PDT no Ceará.

Ciro, na terça-feira (10), publicou uma mensagem em suas redes sociais, por sinal, destacada na coluna “Painel”, da Folha de S.Paulo, conclamando a todos os candidatos à presidência da República, de forma conjunta, advertirem à população brasileira sobre as ações do presidente Jair Bolsonaro (PL), em direção a uma ruptura do sistema democrático brasileiro.

Os jornais nacionais trataram da escolha de novos ministros ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), o segundo tribunal mais importante do Brasil, destacando o interesse externo na disputa, notadamente de ministros do STF. Uma das vagas a ser preenchida é a do cearense Napoleão Nunes Maia Filho, aposentado no fim de 2020.

Na terça-feira (10), nos Estados Unidos, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas/AL), fez uma defesa das urnas eletrônicas, contestando os argumentos do presidente Bolsonaro. Esse posicionamento do alagoano era cobrado há alguns dias, depois da última manifestação do chefe do Executivo nacional levantando dúvidas a respeito do resultado das eleições e defendendo a contratação de uma empresa internacional para acompanhar o trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na preparação das eleições.

O ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), como uma forma de responder a questionamentos sobre ações políticas do ex-presidente Lula e Geraldo Alckmin, hoje no PSB, defendeu o que ele entende ser complementar no trabalho político de ambos.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta quarta-feira (11/05):