Senadora Simone Tebet é a presidenciável do MDB. Foto: Pedro França/Agência Senado.

O programa O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense começou, nesta terça-feira (03), falando sobre a CPI das Associações de Militares que realizou uma nova sessão de tomada de depoimentos.

Estavam na relação de depoentes: Pedro Queiroz da Silva, diretor presidente da Associação de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (Aspramece); Antônio Nicomedes Santabaia Nogueira Neto, presidente da Associação Beneficente dos Subtenentes e Sargentos PM/BM do Estado do Ceará (ABSS-CE); Homero Catunda Batista, presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (ASSOF-CE); e Emerson Carlos Vieira Araújo, presidente da Associação das Praças da Região do Cariri (ASPRAC).

Está mantido o projeto de encerramento dos trabalhos da Comissão até o encerramento deste semestre legislativo, em meados de julho, com a aprovação do relatório que ficará à cargo do deputado Elmano Freitas (PT).

O deputado estadual Fernando Hugo (PSD) está se licenciando do mandato por um período de quatro meses. O motivo é tratamento de assuntos particulares. Dr. Hugo vai disputar mais um mandato nas eleições deste ano. Segundo o jornalista Edison Silva, é um dos poucos parlamentares a honrarem o mister.

Nesta época do ano, com já dito, alguns candidatos à reeleição contemplam os suplentes, quase sempre em troca de apoio destes na busca de um novo mandato.

A preocupação da Justiça Eleitoral, com notícias falsas envolvendo o processo eleitoral, tem mobilizado todas as atenções do setor de tecnologia da informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, inclusive, a partir de agora, terá um tempo do noticiário radiofônico “A Voz do Brasil”, obrigatoriamente transmitido por todas as estações de rádios do País, prioritariamente da 19 às 20h, para contestar informações consideradas inverídicas pelo TSE. “A Voz do Brasil” tem seu espaço dividido entre os três Poderes: Executivo, Judiciário e Legislativo.

Outro tema abordado pela Justiça Eleitoral, nas últimas horas, é quanto a emissão de novos títulos ou regularização deles. O prazo termina nesta quarta-feira (04). Só poderá votar no dia 2 de outubro quem estiver com a situação eleitoral regularizada. Neste ano, o eleitor ficará desobrigado da biometria.

Poucos cearenses estão com a preocupação devida em relação ao desfecho da Ação Civil Ordinária, promovida pelo estado do Piauí, contra o Governo do Estado do Ceará, cobrando a devolução de terras de parte de municípios da Serra da Ibiapaba, que os piauienses dizem ser de sua propriedade, compreendendo uma parte de 13 cidades da região. Na segunda-feira (02), este Blog trouxe um comentário a respeito deste imbróglio.

Na edição desta terça-feira (03) do jornal o Estadão, diz que 70% do MDB opta por uma aliança com o PL para votar em Jair Bolsonaro. O MDB tem a senadora Simone Tebet (MS) como candidata e o grêmio defende uma aliança com o PSDB, de João Doria; com o União Brasil do deputado federal Luciano Bivar e o Cidadania, sem pretenso candidato ao Palácio do Planalto. Este acordo, segundo consta, está difícil de ser concretizado, embora os dirigentes desses partidos tenham o compromisso de indicar um nome único à disputa presidencial até o próximo dia 18 de maio.

O maior impasse é João Doria. Ele entende ter as melhores condições de ser o nome da aliança, mas os outros grêmios, não pensam da mesma forma, alegando seu alto índice de rejeição dele. O União já ensaiou sua saída do grupo, e a divisão do MDB, inclusive com uma parte querendo Lula e outra Bolsonaro, deixa Simone sem musculatura a uma candidatura viável.

Além desta situação enfrentada pelas quatros agremiações, as demais defensoras da terceira via, experimentam dificuldades maiores e isso, segundo é constatado, prejudica na articulação do presidenciável Ciro Gomes e do seu PDT, na formação de alianças estaduais, embora ele ainda admite haver chances de entendimento com o União e com o PSD, de Gilberto Kassab, uma das siglas a tentar pleitear um candidato a presidente da República, sem sucesso. Na segunda-feira (03) o pré-candidato cearense falou sobre o esvaziamento dos eventos programados no 1° de maio, tanto por bolsonaristas e como petistas.

Em entrevista ao Sistema Jangadeiro de comunicação, nesta terça-feira (03), Ciro Gomes disse que nunca foi terceira via e, no segundo turno das eleições, vai votar nele mesmo. A propósito, Ciro é criticado ainda hoje por não ter emprestado apoio a Fernando Haddad (PT), no segundo turno das eleições presidenciais de 2018, quando terminou o primeiro em terceiro lugar e, logo depois, viajou à Europa.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta terça-feira (03/05):