Nota é entregue ao presidente do PT/Ceará, Antônio Filho. Foto: Divulgação.

Uma nota de grupo de mulheres do Partido dos Trabalhadores/Ceará cobrou, nesta terça-feira (17), que o Diretório Estadual da agremiação julgue Ronivaldo Maia (PT) de forma isenta. Em novembro de 2021, o vereador de Fortaleza foi preso após ser acusado de tentativa de feminicídio.

O documento, que foi entregue ao presidente do PT/CE, Antônio “Conin” Filho, cita que o edil “sofre tentativa de linchamento promovido por um setor do Partido”. “Decidimos nos pronunciar publicamente sobre a tentativa de linchamento promovido por um setor do Partido, sem o devido respeito aos corolários constitucionais da ampla defesa e do contraditório, o que atenta diretamente contra os direitos humanos e contra a justiça“, cita a nota.

Por fim, o texto diz que “não buscamos a impunidade, apenas exigimos a apuração imparcial dos fatos nas instâncias devidas, seja no Judiciário, seja em nosso Partido”. A nota é assinada por 189 mulheres.

Abaixo a nota na íntegra:

Nós, mulheres, feministas e militantes do Partido dos Trabalhadores, diante do caso que envolve o companheiro e vereador Ronivaldo Maia, decidimos nos pronunciar publicamente sobre a tentativa de linchamento promovido por um setor do Partido, sem o devido respeito aos corolários constitucionais da ampla defesa e do contraditório, o que atenta diretamente contra os direitos humanos e contra a justiça.

Infelizmente, nos deparamos com posicionamentos equivocados que, sem a devida apuração dos acontecimentos ou, de pelo menos a oitiva do companheiro envolvido, já externou opinião por sua condenação sumária, apenada pela expulsão dos quadros da agremiação partidária que ajudou a construir ao longo de sua trajetória de mais de 35 anos de militância no Partido dos Trabalhadores. A história recente de nosso país nos mostra as consequências terríveis de todo tipo de justiçamento.

Não buscamos a impunidade, apenas exigimos a apuração imparcial dos fatos nas instâncias devidas, seja no Judiciário, seja em nosso Partido. Nossa manifestação se baseia não apenas no repúdio ao pré-julgamento do companheiro, mas, também, em sua história de vida e de luta em defesa de causas libertárias, sempre pautada no respeito à vida, às liberdades e à dignidade da pessoa humana, tendo, durante o exercício dos quatro mandatos de vereador de Fortaleza para os quais foi democraticamente eleito, atuado na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros e da comunidade LGBTQIA+.

Conhecemos a trajetória de vida e de militância político-partidária do companheiro Ronivaldo e, diante das provas e depoimentos já colhidos, em especial o da companheira envolvida no caso que declarou que ele não teve a intenção de cometer qualquer tipo de violência contra ela, que nos colocamos em defesa da verdade e da justiça e repudiamos qualquer espécie de julgamento antecipado, de linchamento moral e de penalização desproporcional às responsabilidades que forem justamente apuradas, razão pela qual nos posicionamos de forma contrária à expulsão do companheiro Ronivaldo Maia dos quadros do Partido dos Trabalhadores“.

Entenda

Ronivaldo Maia está no quarto mandato de vereador em Fortaleza. Em novembro de 2021, foi preso após ser acusado de tentativa de feminicídio contra uma mulher com quem mantinha um relacionamento extraconjugal. Logo após o acontecido, o PT/Fortaleza suspendeu a filiação de Maia dos quadros do partido.

Já em 2022, o Conselho de Ética da Câmara Municipal indeferiu uma representação proposta pelo PSOL na Casa, onde pedia a cassação do edil por infringir o Código de Ética e Decoro Parlamentar da CMFor.