Arte: Senado Federal.

O Ministério da Educação (MEC) criou um Grupo de Trabalho para elaborar projeto de abordagem para a alfabetização de surdos. A Portaria que cria o grupo foi publicada na terça-feira (10) no Diário Oficial da União (DOU).

O projeto servirá como subsídio para a formulação de políticas públicas para educandos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas.

O Grupo de Trabalho será composto por cinco representantes: um da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), um da Secretaria de Alfabetização (Sealf), um de Instituição Federal de Ensino Superior, com experiência na educação infantil de surdos; um de Instituição Federal de Ensino Superior, com experiência nas séries iniciais do ensino fundamental de surdos; e um de Instituição Federal de Ensino Superior, que possua pesquisas e estudos na alfabetização e educação de surdos.

O GT será coordenado pelo titular da diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos. Poderão ser convidados representantes de órgãos e entidades públicas, bem como especialistas na temática, para participar das reuniões.

O grupo terá duração de seis meses, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Fonte: Agência Brasil.