Os vereadores ao lado do prefeito Sarto e do vice-prefeito Élcio Batista. Foto: CMFor.

Eleitos há menos de dois anos para um mandato na Câmara Municipal de Fortaleza, pelo menos 23 vereadores da Capital cearense estão colocando seus nomes como pretensos candidatos ao pleito eleitoral deste ano. Sem preocupação de serem derrotados, e com a possibilidade de auxiliarem seus partidos com votos proporcionais, os parlamentares estão interessados em assumir o desafio de tentar vagas na Assembleia Legislativa, Câmara Federal e até Senado.

O Blog do Edison Silva conversou com alguns desses vereadores, inclusive os que já chegaram a lançar pré-candidatura às eleições de outubro próximo. Outros, porém, conversam apenas nos bastidores, mas têm intensificado ações políticas, principalmente, nos bairros de Fortaleza. Há ainda aqueles que já iniciaram incursões pelo Interior do Estado, conforme pode ser observado em suas redes sociais.

O PSOL tem interesse em aumentar sua participação na Assembleia Legislativa e eleger o primeiro deputado federal da sigla no Ceará. Para isso, apresentou o nome da vereadora Adriana Nossa Cara para a disputa a uma das 46 vagas no Legislativo Estadual, e de Gabriel Aguiar na disputa dos 22 assentos da bancada cearense na Câmara Federal.

O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, é a sigla que mais tem apresentado nomes para as disputas eleitorais deste ano. Priscila Costa tentará, mais uma vez, a vaga de deputada federal, e já está incursionando por diversas igrejas no Interior e na Capital. Carmelo Neto está fazendo o mesmo, com atividades em cidades cearenses. Já Inspetor Alberto estaria se preparando para fazer frente à única vaga ao Senado Federal.

Ana do Aracapé, segundo informações de parlamentares da Casa, também tem interesse na disputa deste ano. A vereadora afirmou ao Blog que está analisando um pedido do partido. Suplente em atividade na Câmara Municipal, Pedro Matos também é pré-candidato, neste caso a deputado federal. Danilo Lopes, do Podemos, é outro que pretende ir para a disputa a uma das 46 vagas da Assembleia Legislativa.

No União Brasil, Julierme Sena tentará, mais uma vez, uma vaga na Câmara Federal, enquanto que Sargento Reginauro, é o nome da legenda para a Assembleia Legislativa. Marcelo Lemos também analisa entrar na campanha deste ano, segundo confessou ao Blog. Vereador mais votado no pleito de 2020, Ronaldo Martins (Repu) quer retornar para a Câmara Federal, e tem conseguido apoio da direção nacional para sua postulação.

Dos três vereadores do PT, dois deles são pré-candidatos a deputado estadual: Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio.

No PDT, segundo informou um parlamentar da legenda, Antônio Henrique é aquele com mais chances, e o que está atuando mais firmemente em diversas áreas. No entanto, Adail Júnior, Júlio Brizzi e Enfermeira Ana Paula também podem entrar na disputa pela sigla pedetista. Todos eles são alinhados com as pautas do ex-prefeito Roberto Cláudio.

O PSB apresentou o nome de Eudes Bringel para deputado federal, enquanto que o Cidadania apostará em Michel Lins. Os dois vereadores devem auxiliar suas respectivas legendas para a eleição de seus quadros na Câmara Federal.

Já no PSDB, os três nomes da sigla estão na disputa. São eles: Jorge Pinheiro, Erivaldo Xavier, Cláudia Gomes.

 

Vereadores de Fortaleza que se colocam como pré-candidatos ao pleito deste ano

PSOL – Adriana Nossa Cara, Gabriel Aguiar

União Brasil – Julierme Sena, Sargento Reginauro, Marcelo Lemos

PL – Inspetor Alberto, Carmelo Neto, Priscila Costa, Ana do Aracapé, Pedro Matos

Republicanos – Ronaldo Martins

PT – Guilherme Sampaio,  Larissa Gaspar

PDT – Antônio Henrique, Adail Junior, Júlio Brizzi, Enfermeira Ana Paula

PSB – Eudes Bringel

PSDB – Jorge Pinheiro, Erivaldo Xavier, Cláudia Gomes

Podemos – Danilo Lopes

Cidadania – Michel Lins.