Deputado Salmito Filho é o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito na Assembleia Legislativa. Foto: Miguel Martins.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do “Motim” na Assembleia Legislativa do Ceará está se encaminhando para sua fase final, aguardando sugestão de seus membros titulares para apresentação do relatório. De acordo com o presidente do colegiado, o deputado Salmito Filho (PDT), a intenção do grupo, após oitivas e visitas a algumas associações de militares é “separar o joio do trigo”.

A Comissão Parlamentar de Inquérito foi sugerida pelo deputado Romeu Aldigueri (PDT) para fiscalizar o possível envolvimento de associações de militares no financiamento de alguns motins que foram realizados no Ceará nos anos de 2011/2012 e 2020.

Na primeira etapa, o colegiado recolheu informações, através de documentos cedidos pelas entidades. Em seguida, o momento foi de ouvir dirigentes dessas instituições, e mais recentemente, visitas foram feitas em algumas sedes.

“A CPI se encaminha para a fase final. Estamos aguardando o relator Elmano, que tem feito um trabalho cuidado e qualificado. Fizemos as visitas, agora vamos aguardar alguma sugestão dos deputados titulares, especialmente, o relator, para encaminharmos para a fase final, que é a apresentação do relatório”, explicou.

Após as oitivas e visitas feitas, Salmito Filho afirmou que foi possível acompanhar o trabalho de associações que fazem trabalho relevante para atendimento de policiais e bombeiros militares bem como de apresentar as irregularidades e ilicitudes, por ventura, realizadas por outras dessas entidades. “A CPI está fazendo um grande trabalho de separar o joio do trigo”.