Governadora Izolda Cela, vereadora Kátia Rodrigues, Evandro Leitão. Foto: CMFor.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na noite de segunda-feira (16), Sessão Solene para a outorga da Medalha Boticário Ferreira ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Evandro Sá Barreto Leitão, propositura de autoria da vereadora Kátia Rodrigues (Cidadania).

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, Antônio Henrique (PDT).

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, a vereadora Kátia Rodrigues destacou a felicidade e o privilégio em poder, em nome da Câmara, prestar a justa homenagem. “Expresso minha honra e que esse momento de alegria fique gravado em nossos corações. Antes de 2016 fui candidata a vereadora de Fortaleza, o senhor me acolheu e acreditou em mim. Tirei 2.600 votos (…). É uma honra estar entregando essa medalha que foi aprovada por unanimidade”, disse.

Honraria

Após receber a Medalha Boticário Ferreira e o certificado, o deputado Evandro Leitão destacou ter sido pego pela emoção e disse que falaria do seu sentimento. “Em nome da minha querida Kátia Rodrigues, digo que é muita felicidade estar aqui para receber essa honraria. Esse reconhecimento me dá a certeza de que estou no caminho certo em busca de uma sociedade mais justa. Agradeço a todos vereadores em nome do presidente Antônio Henrique. Fortaleza é celeiro de homens e mulheres líderes que trabalham para transformar a nossa cidade em exemplo de políticas públicas, e isso é fruto de políticas públicas focadas nas pessoas”, pontuou.

Ele disse que sempre buscou na política trabalhar de forma integrada e afirmou que a Câmara é peça chave para manter os avanços que Fortaleza vem conquistando. “Nessa noite especial deixo uma mensagem aos fortalezenses, que continuarei trabalhando para representá-los de forma plena, não descansarei para que tenhamos uma cidade mais igualitária. Essa medalha aumenta minha responsabilidade e é um estímulo para continuar esse trabalho”, ressaltou.

Evandro Leitão leu dois trechos de músicas de Ednardo (Beira-Mar) e Belchior (Apenas um rapaz latino-americano), afirmando que as mesmas fazem lembrar de sua infância. “Aprendi com meus pais, a fazer o bem sem olhar a quem. Tento passar o que aprendi com eles para meus filhos que são: a honestidade, o trabalho, a transparência e a fazer política com ‘P’ maiúsculo. Fazer política em prol da sociedade, sem cisão. Olhar para as pessoas com olhar humano. Por isso faço parte de um projeto, acredito não apenas nos homens, mas no projeto. Muito obrigado!”, concluiu.

Em seguida falou a governadora do Ceará, Izolda Cela. “Quero saudar a vereadora Kátia Rodrigues propositora dessa homenagem aprovada de forma consensual e os vereadores dessa Casa. Quero fazer o registro sobre a importância de uma honraria dedicada a uma pessoa com sua trajetória, deputado Evandro Leitão. É praticamente um consenso, que o senhor tem, seja como servidor fazendário e nas missões que lhe foram designadas, recentemente como presidente da Assembleia. Sua condução, liderança e compressão sobre o que é mais importante para os cearenses e outras causas têm sido de grande importância para o Estado. Quero destacar uma palavra que a vereadora Kátia Rodrigues falou, que essa Medalha é concedida também pelo tamanho do seu coração. Eu acredito muitíssimo que o trabalho no serviço público tem que ser com o coração. Vida longa e prosperidade nos seus projetos e planos de vida,” disse.

O presidente da Câmara, Antônio Henrique, destacou a alegria de todos que fazem a Casa Legislativa de realizar essa homenagem. “Entregamos essa comenda a uma pessoa que realmente é merecedora. Mas essa homenagem é entregue não somente pela vereadora Kátia ou pelos vereadores, mas pelos 2 milhões e 700 mil de fortalezenses. A Câmara faz essa homenagem por sua competência, trabalho e serviços prestados à cidade de Fortaleza,” concluiu.

Histórico

Evandro Sá Barreto Leitão está no segundo mandato consecutivo de deputado estadual e foi eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2021-2022. Antes, ocupava a 1ª Secretaria da Mesa Diretora da Casa, no biênio 2019-2020. Nascido em Fortaleza, no Ceará, em 16 de abril de 1967, é filho de Wellington Rocha Leitão e Silvia Barreto Leitão.

Evandro Leitão é servidor público, auditor adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz). É bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Possui pós-graduação em Gestão Pública pela Secretaria da Administração do Ceará, e em Marketing pela Bolsa de Valores Regional.

Foi reeleito em 2018 com 83.468 votos em 172 municípios cearenses. Ficou em nona colocação geral na disputa por uma das 46 vagas da Assembleia Legislativa e em quinto lugar da coligação. Evandro Leitão foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2014 com 70.228 votos, sendo o 12º candidato mais bem votado entre os 46 eleitos. Destacou-se na política cearense como líder do Governo Camilo Santana na Assembleia Legislativa de 2014 a 2018. Em 2010, candidatou-se a uma vaga na Assembleia Legislativa pela primeira vez, obtendo 31.850 votos.

Como gestor, trabalhou no Governo do Ceará como Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará de 2011 a 2013, durante o segundo mandato do ex-governador Cid Ferreira Gomes. Evandro Leitão atuou ainda como presidente do Conselho Consultivo do Fundo de Financiamento às Micro, Pequenas e Médias Empresas do Estado do Ceará (FCE); do Conselho de Administração do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho do Estado do Ceará (IDT); do Conselho Cearense do Artesanato e da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (CAISAN).

Coordenou a Comissão da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas); a Comissão da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas); e a Representação do Estado e dos Municípios da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/CE). Foi conselheiro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Cede) e do Conselho de Desporto da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (SESPORTE); membro do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset) e do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas).

Fora da política, é reconhecido nacionalmente pelo trabalho desenvolvido como presidente do Ceará Sporting Club desde março de 2008.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza.