Autoridades em visita às obras do hospital da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Foto: Gov.CE.

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, iniciou, desde a última sexta-feira (13), e pelo prazo de 30 dias, uma Consulta Pública para efetivação de Parceria Público-Privada (PPP) que a deixe menos dependente do fornecimento de energia elétrica pela distribuidora Enel. O projeto é ousado e pioneiro, embora tenha sido gestado ainda em 2019, mas foi abortado por conta da pandemia do Covid-19. Inicialmente, a ideia é prover todos os próprios da área da Educação, incluindo escolas e creches, com energias renováveis, prioritariamente a solar.

O projeto inicial suspenso, abrangia também o setor da Saúde, a maior despesa com o consumo de energia. A expectativa do secretário Rodrigo Nogueira, em lembrando do interesse suscitado por grandes empresas de participarem daquela iniciativa, é que haverá um bom número de proposta para essa primeira PPP do campo das energias renováveis, por isso, guardado o tempo necessário da sua tramitação, inclusive da análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE), é que até o fim deste ano tenhamos o início da transformação que ocorrerá nos prédios da educação de Fortaleza.

Nota compartilhada pelo secretário Rodrigo Nogueira, sábado (14) em grupos de WhatsApp, diz: “A Secretaria Municipal da Educação (SME) possui hoje grande parte das unidades consumidoras conectadas em baixa tensão e faturadas na modalidade de consumo B, gerando um consumo médio de 13,5 GWh por ano. O suprimento dessa quantidade de energia será por meio da geração distribuída e da eficiência energética, com vantagens econômicas e ambientais. Cumpre esclarecer que todas as unidades contempladas no projeto serão atendidas pela geração distribuída, bem como pela eficiência energética para a troca de lâmpadas. No que diz respeito ao monitoramento e automatização da eficiência, que serão verificadas em tempo real, serão beneficiadas aproximadamente 200 unidades”, conforme lista o edital para apresentação de propostas para a PPP.

A decisão de fazer do prefeito José Sarto, e a determinação do secretário Rodrigo Nogueira de executar o projeto, são importantes, e não só quanto à economia e os benefícios ao meio ambiente que ele gerará, mas, tão importante quanto aos dois, indiscutivelmente, será a formação dos jovens estudantes do município de Fortaleza para conscientizarem-se da importância do desenvolvimento sustentável, de que tanto falam os gestores públicos. O Governo do Ceará, também deveria seguir esse caminho. Agora mesmo está sendo construído um prédio grandioso para ser o Hospital Universitário da Universidade Estadual, numa área de aproximadamente 80 mil metros quadrados e não se fala em energia renovável para garantir o seu funcionamento. O Hospital Universitário terá 654 leitos distribuídos em três torres. É uma obra muito importante, mas para os dias de hoje já nasce incompleta, pois totalmente dependente do velho sistema energético.

Quanta economia não teria o erário estadual se a área do Cambeba, onde fica o Centro Administrativo do Estado, a sede do Poder Judiciário (em reforma), a sede do Ministério Público estadual, a Agência Reguladora do Estado e outros já contassem com a energia solar? E ainda temos, pagando conta à Enel, os grandes hospitais públicos construídos em Juazeiro do Norte, Sobral e Quixeramobim, e enquanto isso o Governo fica assinando protocolos, e também deve fazer isso, mas dando o exemplo de que aproveita as energias solar e eólica, que temos em abundância no Estado, adaptando os seus grandes imóveis para a modernidade. Os particulares já estão fazendo isso, inclusive em condomínios de praias no vizinho município de Aquiraz.

Para a secretária executiva da Educação, Fernanda Gabriela, segundo a Comunicação oficial, com essa decisão de dotar as escolas e creches municipais com energias renováveis, o avanço é significativo. “Nossas escolas e creches vão receber mais um projeto diferenciado que vai trazer benefícios ambientais importantes para todos. Esta é uma solução sustentável, tendência hoje no que se refere à economia de recursos”. Estamos felizes por esta futura parceria”.

O próximo passo do município de Fortaleza, para avançar no pioneirismo, devia ser a elaboração de uma mensagem para a Câmara Municipal aprovar uma Lei exigindo projeto diverso de energia para a liberação dos alvarás de construções de grandes edifícios na Capital.

Veja comentário do jornalista Edison Silva: