Reunião foi coordenada pelo presidente estadual do PT, Antônio Filho, o “Conin” (blusa rosa). Foto: Reprodução/Instagram.

Os presidentes das principais agremiações que devem dar sustentação à uma eventual candidatura do ex-presidente Lula (PT) no Ceará se reuniram, mais uma vez, para traçar as metas da construção da coordenação da campanha do petista no Estado. Além disso, os presidentes das legendas também se debruçaram sobre o evento de lançamento da pré-candidatura.

Estiveram presentes o presidente do PT, Antônio Filho, o “Conin”; o presidente do PCdoB, Luis Carlos Paes; além do presidente do PSOl, Alexandre Uchoa; do PV, Marcelo Silva; e o porta voz da Rede Sustentabilidade, Adriano Pessoa. Os dirigentes do PSB, o deputado federal Denis Bezerra, e do Solidariedade, o vereador de Parambu, Júnior Noronha, não participaram.

Apesar de terem discutido o lançamento da pré-candidatura de Lula no Ceará, nenhuma data foi acertada. Este é o segundo encontro que a presidência do PT realiza com dirigentes da frente de partidos que, em nível federal, deve apoiar a candidatura de Lula. Também é a segunda vez que os presidentes de PSB e Solidariedade não participam das reuniões.

Federação partidária

Na sessão de terça-feira (24) à noite, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, a constituição da Federação Brasil Esperança (FE Brasil) formada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Verde (PV).

A partir de agora, durante os quatro anos da próxima legislatura (2023-2026), essas agremiações atuarão em conjunto como um único ente partidário.

O requerimento apresentado ao TSE para que as três legendas atuassem em conjunto foi protocolado no dia 24 de abril. Com a integração, os partidos deverão ter atuação conjunta em âmbito nacional e estadual, no mínimo, pelos próximos quatro anos.

Dia 31 de maio é a data final para que as federações partidárias que pretendam participar das eleições de outubro obtenham o registro do estatuto no TSE.

Com informações do TSE.