Soldado Noélio chegou a mostrar uma ficha criminal, que ele atribuiu ao homem que atirou e matou dois policiais rodoviários federais. Foto: Reprodução/Facebook.

Durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará, na quarta-feira (18), o deputado Soldado Noélio (UB) utilizou uma informação falsa para atacar a Justiça brasileira, enquanto falava sobre o caso dos dois policiais rodoviários federais mortos por um andarilho, na BR-116, em Fortaleza. Na plenária desta quinta-feira (19), no entanto, ele reconheceu o erro, mas manteve as críticas ao assassino dos agentes da segurança, a quem voltou a chamar de “vagabundo”.

Na quarta-feira, ele afirmou que parte das entidades judiciárias tinham “em suas mãos o sangue desses dois cidadãos”, pois de acordo com informações que teria recebido, o assassino dos policiais possuía uma ficha criminal com pelo menos 26 passagens pelos mais diversos delitos.

“O que me revolta é que esse vagabundo já respondia por 10 furtos, seis assaltos, duas ameaças, uma receptação, dois crimes de formação de quadrilha, porte ilegal de arma e estava solto”, disse ele ao apresentar uma cópia de um documento supostamente atribuída ao andarilho.

Na sessão desta quinta-feira, ele se justificou afirmando que a informação falsa circulou em grupos de whatsapp, e ele teria consultado um policial civil e um bombeiro militar, que teriam confirmado a autenticidade da ficha criminal, baseado no que teria sido repassado pela Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, o DHPP.

“Pra não ter compromisso com o erro, estou aqui para dizer que ele não respondia, mas não desqualifica os adjetivos. É um vagabundo que tirou a vida de dois pais de família. Infelizmente dois policiais perderam a vida. Ele não responde, mas é um bandido, e perigoso, que matou dois policiais e poderia ter matado mais”, justificou.

O vereador de Fortaleza, Dudu Diógenes, do PL, também publicou em suas redes sociais as informações falsas sobre o homem que matou os policiais, mas não retirou a publicação. Na manhã desta quinta-feira, ele disse que os agentes de segurança teriam morrido porque a Justiça não permitiu que eles agissem “conforme devem agir”.

Veja trecho do discurso do Soldado Noélio: