Carlos Matos é pré-candidato a deputado federal pelo União Brasil. Foto: Máximo Moura/ALECE.

A deputada Fernanda Pessoa, do União Brasil (UB), deu entrada na Assembleia Legislativa do Ceará, em pedido de licença, por um prazo de 120 dias, para tratar de assuntos particulares. No lugar da parlamentar vai assumir o primeiro suplente, o ex-deputado Carlos Matos (UB), que retorna à Casa para se reapresentar ao eleitorado.

Carlos, depois de mais de vinte anos filiado ao PSDB, deixou em abril passado, o ninho tucano e ingressou no União Brasil, segundo ele, para iniciar um novo ciclo político na vida. Ele é ex-secretário de Agricultura Irrigada (1999-2002) do governo Tasso Jereissati e ex-secretário de Agricultura e Pecuária (2003-2006) do governo de Lúcio Alcântara. Exerceu mandato de deputado estadual de 2015 e 2018. Carlos Matos é consagrado da Comunidade Católica Shalom.

A deputada Fernanda Pessoa também tem interesse em disputar uma das 22 vagas da bancada cearense na Câmara Federal e vai aproveitar os próximos meses para se dedicar exclusivamente à disputa eleitoral. A licença terá início dia 1º de junho seguindo até o início de outubro.

Além dela, também estão licenciados os deputados: Fernando Hugo (PSD) e Nizo Costa (PT). No lugar dos dois estão atuando os suplentes Oriel Filho (PDT) e Silvio Nascimento, do Patriotas. Outros parlamentares também devem se licenciar, visando dedicação total às disputas eleitorais deste ano.

Em seu pronunciamento antes da licença, Fernanda Pessoa defendeu a realização de um mutirão para a realização de cirurgias eletivas durante o período da madrugada.

Segundo ela, o objetivo é zerar a fila de pessoas que esperam pelos procedimentos. “Demos entrada no Projeto de Indicação 109/22, que propõe essas cirurgias de madrugada, que podem ser feitas através de hospitais filantrópicos. Em todos os lugares que eu ando sou abordada por cidadãos querendo os seus direitos e querendo cirurgias”, pontuou.

Para a parlamentar, resolver o problema o quanto antes é questão de saúde pública. “Eu vi uma criança de quatro anos que precisa da cirurgia de colostomização e eu vi a tristeza no semblante dessa criança. Isso é uma questão de humanidade, o Estado tem por obrigação prestar um serviço de saúde adequado ao cidadão”, disse.

Veja trecho do discurso da deputada Fernanda Pessoa: