Deputados durante visita a um clube de uma das associações de militares em Fortaleza. Foto: ALECE.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa, que investiga possível relação de associações de militares com financiamento de “motins” realizados no Ceará, realizou, na manhã desta terça-feira (10), visitas a duas das entidades investigadas. Em novo momento, os membros do colegiado destacaram a importância do papel dessas instituições para o acompanhamento de policiais do Estado.

Os parlamentares visitaram as instalações da Associação das Praças do Estado do Ceará (Aspra/CE) e da Associação Beneficente dos Subtenentes e Sargentos do Estado do Ceará (ABSS). O presidente da CPI, deputado Salmito Filho (PDT), destacou que, além das investigações feitas durante o processo de investigações, também é necessário reconhecer o trabalho realizado de maneira correta por algumas das entidades.

Ainda de acordo com ele, quem ganha com os bons serviços ofertados por essas associações, além dos profissionais de segurança e seus familiares, é a sociedade cearense. “Tendo um militar com apoio de saúde, de lazer, de recreação, que são necessários e legítimos para o corpo e para a mente, ele vai poder servir melhor à população no seu trabalho”.

Elmano de Freitas (PT), relator da CPI, também salientou a importância de separar aquelas instituições que realizam trabalho sério em prol da categoria militar. “A nossa visita vai confirmando a clareza da importância que as entidades policiais, em sua ampla maioria, representam para os policiais e suas famílias”.

Membro do colegiado, o deputado Soldado Noélio (UB), por sua vez, afirmou que as visitas podem mostrar aos membros da CPI como são realizados os serviços prestados pelas associações. O parlamentar tem criticado a condução dos trabalhos do Inquérito, pois em sua avaliação, o colegiado tem objetivos político-eleitorais.

Veja comentário do jornalista Edison Silva sobre o assunto: