Foto: Reprodução/ Tânia Rêgo

A Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), por meio da Coordenadoria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial (Coppir), realiza nos dias 23 e 24 de maio ações voltadas para a Semana do Negro.

O evento ocorre no Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro), a partir das 18 horas, com palestras sobre: O Dragão do Mar e a luta comunitária e antirracista em Fortaleza; A economia solidária como política de igualdade racial; e Mapeando os cultos afros: Uma proposta de reconhecimento e planejamento. A programação conta também com o lançamento do estudo: “Relatório sobre as políticas de igualdade racial”.

De acordo com o titular da Coppir, Sergio Granja, o evento faz alusão à data que destaca a cidade de Fortaleza como pioneira no início da libertação dos escravos, processo que teve início em 24 de maio de 1983, quatro anos antes da data oficial da abolição no País.

A iniciativa faz referência, ainda, à Semana do Negro, realizada em maio de 1955, que propôs debates sobre a condição do negro brasileiro no pós-abolição e a discriminação racial no Brasil. O evento da época foi organizado pelo prestigiado sociólogo negro Guerreiro Ramos e pelo dramaturgo Abdias Nascimento, ambos fundadores do movimento Teatro Experimental do Negro, que levou os artistas negros a se apresentarem pela primeira vez nos palcos e na TV brasileira.

Contando com a participação de agentes públicos e representantes das organizações da sociedade civil, “o evento tem como objetivo pensar a abolição como processo contínuo de libertação do povo cearense das opressões do racismo e do preconceito, como forma fundamental para a formulação de uma política pública que promova a igualdade racial e a universalização dos direitos humanos”, destacou Sergio Granja.

Programação

Segunda-feira (23/05)
18h – O Dragão do Mar e a luta comunitária e antirracista em Fortaleza
Isabel Cristina – ONG Velaumar
Paulo Linhares – sociólogo
Ivaldo Paixão – presidente do Conselho de Administração do IJI
Sérgio Granja – titular Coppir 19h30 – A Economia Solidária como Política de Igualdade Racial
Joaquim Melo – fundador do Banco Palmas
Benedito Machado – CEO da Verso2 Comunicação
Aliciane Barros – coordenadora da Feira Negra de Fortaleza
Sérgio Granja – titular Coppir

Terça-feira (24/05)
18h – Lançamento do estudo: “Relatório sobre as políticas de igualdade racial”
Elis Teixeira – diretora do Iplanfor
Carlos Veneranda – fundador da Associação Nossa Mãe
Sérgio Granja – titular Coppir 19h30 – Mapeando os cultos afros: Uma proposta de reconhecimento e planejamento
Lia Parente – assessora de Planejamento do Iplanfor
Raquel Dias – assessora da Fundação Citinova
George TY Yemija – Babalaxé da Casa da Mãe Valéria
Pai Shel – Babalorixá do Ilê Ibá Àsé Kpósú Aziri
Sérgio Granja – titular Coppir

Fonte: CMFor