Representação 16/22, do PT, em desfavor do deputado Heitor Freire (União/CE). Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados reúne-se nesta quarta-feira (4), às 11 horas, no plenário 11, para instaurar dez novos processos por quebra de decoro parlamentar e sortear a lista tríplice para a escolha dos relatores. Também será feito o sorteio de substitutos para listas tríplices definidas na semana passada em que sorteados pediram a retirada do nome.

Será feito novo sorteio para os seguintes processos:

– Representação 1/22, do Novo, em desfavor do deputado Wilson Santiago (Republicanos/PB). O partido acusa o deputado de quebra de decoro por ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República, em 2019, pelos crimes de organização criminosa e corrupção passiva.

Foram sorteados os deputados Pinheirinho (PP;MG), Luiz Carlos Motta (PL/SP) e Dra. Vanda Milani (Pros/AC).  Mota solicitou a retirada de seu nome.

– Representação 3/22, do PT, em desfavor da deputada Dra. Soraya Manato (PTB/ES). O partido acusa a deputada de quebra de decoro por posts feitos em redes sociais que supostamente atingiriam a honra de senador da legenda.

Foram sorteados os deputados Luiz Carlos Motta (PL/SP), Marcelo Moraes (PL/RS) e Hiran Gonçalves (PP/RR). Mota solicitou a retirada de seu nome.

Representação 9/22, do Psol e PT, em desfavor do deputado Delegado Éder Mauro (PL/PA). As legendas acusam o parlamentar de quebra de decoro por posts em redes sociais que também ofenderiam deputadas da CCJ.

Foram sorteados os deputados Paulo Ramos (PDT-RJ), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Pinheirinho (PP-MG). Ramos solicitou a retirada de seu nome.

Novos processos

Confira os processos por quebra de decoro que serão instalados hoje:

Representação 10/22, do PT, em desfavor do deputado Eduardo Bolsonaro (PL/SP). O partido acusa o parlamentar de postagem em redes sociais ofensiva ao senador Humberto Costa (SP).
Representação 11/22, do PT, em desfavor do deputado Carlos Jordy (PL/RJ). O partido acusa o parlamentar de comentar e curtir postagem em redes sociais ofensiva ao senador Humberto Costa (SP).
Representação 12/22, do PT, em desfavor da deputada Carla Zambelli (PL/SP). O partido acusa a parlamentar de postagem em redes sociais ofensiva ao senador Humberto Costa (SP).
Representação 13/22, do PTB, em desfavor da deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ). O partido acusa a parlamentar de fazer apologia ao regime comunista em postagem em rede social.
Representação 14/22, do  PTB, em desfavor da deputada Talíria Petrone (Psol/RJ). O partido acusa a deputada de manifestar-se em rede social com discurso de ódio contra a estátua de Pedro Álvares Cabral, no Rio de Janeiro.
Representação 15/22, da Rede, em desfavor do deputado Josimar Maranhãozinho (PL-MA). O partido acusa o parlamentar de quebra de decoro por ser flagrado pela Polícia Federal portando uma grande quantidade de dinheiro vivo que, segundo a PF, teria relação com corrupção.
Representação 16/22, do PT, em desfavor do deputado Heitor Freire (União/CE). O deputado é acusado pelo partido de constranger a direção e o corpo docente de escola em Brasília para a retirada de trabalhos escolares de mural que tratavam de violência policial.
Representação 17/22, do PT, em desfavor da deputada Bia Kicis (PL-DF). O partido acusa a deputada de vazar dados de pessoais de médicos que se manifestaram a favor da vacinação de crianças contra a Covid-19.
Representação 18/22, do PP, e representação 19/22 (apensada), do PT, em desfavor do deputado Kim Kataguiri (União-SP). O deputado é acusado pelo partido de apologia ao nazismo por concordar com fala de apresentador que defendia a legalidade de partido nazista no Brasil.
Representação 20/22, do PCdoB, Representação 21/22 (apensada), do PT, e Representação 22/22 (apensada), do PSol, e Rede, em desfavor do Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O partido acusa o deputado de debochar, em rede social de tortura sofrida pela jornalista Miriam Leitão durante a ditadura.

Fonte: Agência Câmara