Adelita é pré-candidata ao Governo do Ceará pelo PSOL e defende apoio a Lula. Foto: Divulgação.

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) aprovou, no fim de semana passado, apoio a uma eventual candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República nas eleições deste ano. No Ceará, a agremiação lançará Adelita Monteiro como candidata ao Governo do Estado e quer fazer palanque com o petista durante o pleito eleitoral.

O Partido dos Trabalhadores, ao que tudo indica, não deve ter candidatura própria no Ceará, e tende a apoiar uma candidatura do PDT ao Governo. A sigla pedetista, por sua vez, deve apoiar sua principal liderança política, o cearense Ciro Gomes, crítico do ex-presidente Lula.

Há ainda um impasse sobre como deve se comportar o ex-governador Camilo Santana (PT) no palanque quando de sua eventual candidatura ao Senado Federal. Apesar de ser filiado ao Partido dos Trabalhadores, ele tem uma ligação muito íntima com os irmãos Ciro e Cid Gomes (PDT). Vale lembrar que o petista foi alçado ao cargo de chefe do Poder Executivo estadual graças aos pedetistas, que escolheram seu nome para a disputa em 2014.

De acordo com o presidente estadual do PSOL, Alexandre Uchôa, a sigla é a única de esquerda no Estado que terá uma candidatura própria ao Governo e defenderá o nome de Lula. “O PT até então não tem nenhuma candidatura ao Governo do Ceará que possa defender o nome do Lula. O Psol tem e se chama Adelita, e defenderá o nome do ex presidente Lula em seu palanque”, disse.

Além de Adelita, até o momento, somente Capitão Wagner, do União Brasil, anunciou pré-candidatura. O nome do PDT deverá ser lançado próximo da data limite para as convenções partidárias, final de julho. “O Lula, se vier ao Ceará, certamente estará com a Adelita”, destacou Uchôa, presidente do PSOL, dando uma indireta nos petistas.