Ciro ao lado dos pré-candidatos Roberto Cláudio (paletó azul marinho) e Mauro Filho, além do presidente da Câmara, Antônio Henrique, e o prefeito (em exercício) de Fortaleza, Élcio Batista. Foto: CMFor.

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) esteve na manhã desta segunda-feira (30) participando de evento na Câmara Municipal de Fortaleza ao lado dos pré-candidatos ao Governo do Estado, Mauro Filho e Roberto Cláudio. Durante coletiva de imprensa, o pedetista afirmou que seu partido é quem vai escolher o nome da base à sucessão de Izolda Cela e criticou imposição de alguns aliados, principalmente, do Partido dos Trabalhadores (PT).

Na avaliação do pedetista, uma parte de outros partidos, dentre eles o PT, “tem mandado recados intoleráveis”. Segundo ele, “quem vai escolher a candidatura do PDT é o PDT. Não vamos aceitar imposição”, disse.

“O Ceará está sob ameaça, embora cada vez menos grave. O que deve presidir o entendimento entre todas as possibilidades do desafio de suceder a Izolda, por ela ou por outro, é que o interesse do Ceará está acima de qualquer coisa. Não tenho a menor vocação de mandar de cima para baixo para ninguém. Sou apenas um militante. Se acumulei algum desgaste, não foi por gesto feito em meu favor, mas em defesa do projeto”, disse.

Ciro Gomes também falou na possibilidade de “traição” durante o processo de escolha do nome, mas destacou que o PDT está com a responsabilidade de escolher o nome. Ainda de acordo com ele, isso será feito consultando a população, o que pode ser feito através de pesquisas qualitativas e quantitativas.

PT

“São quatro pessoas honradas, talentosas, vividas na luta do povo do Ceará. Cada um tem a confiança de cada um de nós. Por que eu vou aceitar deste ou daquele, outro nome? Eles estão espalhando intrigas. Não estão interessados no futuro do Ceará. Há dois anos a gente estava com essa mesma dinâmica, e escolhemos o Sarto”, lembrou.

Ainda durante a coletiva, Ciro Gomes chegou a dizer que toda a direção nacional do Partido dos Trabalhadores foi condenada ou presa, reforçando falas que disse no início do mês, quando apontou “um lado corrupto do PT que também existe no Ceará”.