Presidente do PDT, Carlos Lupi, Roberto Cláudio e Ciro Gomes. Foto: Divulgação/Arquivo.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, entrou de vez na discussão sobre a candidatura pedetista ao Governo do Estado no Ceará.

Em entrevista ao jornal O Globo, o dirigente afirmou que o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, “é o mais forte para evitar o Capitão Wagner” e descartou uma eventual candidatura da governadora Izolda Cela (PDT) à reeleição.

O pedetista afirmou, ainda, não fazer sentido, em uma aliança, o Partido dos Trabalhadores (PT) querer impor quem deveria ser o nome escolhido pelo PDT e lembrou que o veto dos petistas ao nome de Roberto Cláudio tem relação direta com a deputada federal Luizianne Lins (PT) e as derrotas que ela sofreu para o ex-prefeito em 2012, quando lançou Elmano de Freitas para a disputa, e em 2016, ficando na terceira colocação entre os postulantes.

“O Roberto Cláudio é o mais forte para evitar o Capitão Wagner. Ele é o mais conhecido, foi prefeito de Fortaleza durante dois mandatos. E qual é o problema com o Roberto Cláudio? Porque nas eleições que ele ganhou, o adversário era do PT, era a Luizianne Lins. Ela lidera a corrente do PT que não quer, não o apoio ao PDT, mas o apoio ao Roberto Cláudio”, disse o dirigente.

“Nós vamos fazer uma aliança. Vocês vão escolher o nosso candidato? É aí o problema” – (Carlos Lupi)

Sobre a governadora Izolda Cela (PDT), ele destacou que a atual chefe do Poder Executivo “é muito preparada”, mas pouco conhecida entre os cearenses. Segundo ele, em três meses, ela não se tornará a favorita para o pleito deste ano. “Acho pouco provável”, apontou.

Carlos Lupi também se posicionou sobre a possibilidade de candidaturas à Presidência da República de Ciro Gomes, pelo PDT, e Lula, pelo PT, estando as duas legendas aliadas no Ceará. Segundo ele, há possibilidade de dois palanques locais.

“Porque há o candidato a governador do PDT e o candidato a senador do PT, por exemplo. Aí o candidato a senador faz a campanha do Lula, e o nosso candidato a governador faz a campanha do Ciro. Isso já foi assim nas eleições de 2018”, lembrou.