Dia Mundial da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro são comemorados no dia 12 de maio, em homenagem a Florence Nightingale. Foto: Reprodução/ André Lima

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na última quinta-feira (12) sessão solene em comemoração ao Dia Mundial do Enfermeiro. A solenidade foi proposta pela vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT), através do requerimento 0032/2022, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa.

A sessão foi presidida pela autora do requerimento, segunda vice-presidente da Câmara, em nome do presidente do Poder Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT).

Em sua saudação aos presentes, a vereadora expôs seu respeito e credibilidade aos profissionais de enfermagem e disse que subir a tribuna é um dos momentos mais emocionantes da sua vida, “pela primeira vez nessa Casa uma enfermeira está dirigindo uma sessão em homenagem aos enfermeiros, esse é o primeiro passo de uma classe de trabalhadores que sabe onde quer chegar e aprendeu que o caminho da valorização é a politica. Representar a enfermagem aqui nessa casa é fruto do desejo de vocês, o mandato é de vocês”, frisou

Ela falou da comenda “Gente que Ama a Enfermagem” concedida pelo Coren aos profissionais, afirmando que os próprios profissionais de enfermagem escolhem os homenageados.

“Estamos aqui depois de mais de dois anos sem poder nos reunir. Estar aqui só demonstra que somos fortes e vitoriosos. A enfermagem empresta atendimento 24 horas aos pacientes, quem vacina é a enfermagem e o combate ao novo Coronavírus passou por nossas mãos. Fomos a classe que mais perdeu profissionais para a Covid, como exemplo o nosso querido Wellington Lima, parceiro de gestão do Coren, que se foi, mas deixou seu legado. Ele era luz e continuará a nos iluminar”, destacou.

Ressaltou que através da ciência da enfermagem, os profissionais continuam salvando vidas. “A Dra. Irismar Caetano é um grande exemplo de nossa profissão, auxiliar de enfermagem aposentada, com grandes serviços prestados. Também encontramos pessoas incansáveis que fazem a luta trabalhista, aqui estão os companheiros do Sindsaúde, representados por sua presidente Martinha Brandão. Contamos com a coragem Fernando José de Moura Neto, conhecido como Neto Pitaguary que trabalha no posto de Maracanaú e realiza um trabalho exemplar junto aos seus irmãos. E temos a Kaline Bezerra, que criou uma passagem improvisada para que as vacinas chegassem à zona rural de Pedra Branca, nenhuma dessas histórias teria continuidade se não fosse o ensino, com a enfermeira Isabelle Mont’Alverne, primeira enfermeira a assumir o cargo de reitora da UVA”, pontuou.

Ela citou ainda a dedicação dos profissionais, estudantes e apoiadores da enfermagem que tiveram participando na luta pela aprovação do piso nacional de enfermagem. “O Ceará tornou-se exemplo de mobilização, mostramos que a enfermagem é forte e lutadora”, comentou. No final de sua fala ela leu um cordel de autoria da auxiliar de enfermagem Maria Roselice que fala sobre as lutas da enfermagem.

Homenagens

Em seguida foram feitas as homenagens da noite com a entrega do certificado em referência ao Dia Mundial do Enfermeiro, concedido pela Câmara Municipal de Fortaleza e a comenda “Gente que Ama a Enfermagem”, concedida pelo Coren-CE, aos seguintes profissionais: Maria Irismar Caetano (Categoria Auxiliar de Enfermagem); José Wellington da Silva Lima (In Memoriam), representado por sua irmã, Márcia Lima (Categoria Técnico de Enfermagem); Ana Kaline Bezerra (Categoria Enfermeiro Assistencial); Fernando José de Moura Neto, o Neto Pitaguary (categoria Enfermagem Indígena); Isabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque (Categoria Enfermeira na Área Acadêmica), que recebeu também uma moção de aplauso e o Sindicato dos Empregados e Estabelecimentos do Serviços de Saúde do Estado do Ceará (SindSaúde), através de sua presidente Marta Brandão (Categoria Atuação Sindical).

Em nome dos homenageados falou Marta Brandão que agradeceu pela homenagem. “Não tenho palavras para definir a importância desse momento para nós. O Sindisaúde chega aos 80 anos com uma história de luta e de resistência em prol da valorização dos profissionais. Nossa categoria mostrou seu valor no momento mais triste da pandemia. Não paramos e não descuidamos, mesmo perdendo vários colegas. Também continuamos nossa luta pela valorização, não foi fácil, ampliamos as lutas em ambientes virtuais e agora aos poucos estamos retomando as lutas presenciais. Pensávamos que após o reconhecimento da população teríamos o mesmo reconhecimento dos patrões, o que não aconteceu. Os patrões da iniciativa privada não aceitam melhorar as condições dos profissionais, mesmo diante do lucro que tiveram”, enfatizou.

Segundo ela, depois de muita luta a categoria foi ao Congresso Nacional e através de uma grande mobilização da enfermagem conseguiu a aprovação do piso nacional. Ela disse, no entanto, que é preciso manter a mobilização pela sanção presidencial. Todos os profissionais são merecedores de valorização, desde o auxiliar, técnico e enfermeiros e vamos continuar nessa luta, pois a enfermagem resiste!” concluiu.

A Mesa de Honra contou com a presença da presidente interina do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-Ceará), Ana Paula Lemos; da secretaria adjunta de Saúde do município de Fortaleza, Aline Gouveia; da presidente do Sindsaúde do Ceará, Marta Brandão; da diretora de Enfermagem do Instituto Dr. José Frota, enfermeira Jaqueline Lima e da vice-presidente do Sindifort, Ana Bianca.

Dia do Enfermeiro

Dia Mundial da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro são comemorados no dia 12 de maio, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. O processo de enfermagem é a dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando à assistência ao ser humano e deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza