A iniciativa é do vereador Guilherme Sampaio (PT). Foto: Gustavo Machado/Blog do Edison Silva.

Requerida pelo vereador Guilherme Sampaio (PT), a Câmara Municipal de Fortaleza será palco de audiência pública nesta terça-feira (03), às 14h, para tratar da regulamentação da atuação dos vendedores ambulantes nos terminais de ônibus na Capital e a concessão dos espaços à iniciativa privada.

Na última semana, a Prefeitura de Fortaleza lançou edital de interesse de privatização dos terminais de ônibus de Fortaleza, abrindo um processo de administração, manutenção, conservação, requalificação e exploração comercial dos locais.

Agora, com o anúncio da intenção de privatização, é preciso entender e avaliar as consequências desse processo. Entre outras coisas, é preciso regulamentar essa atividade, de modo a proteger esses trabalhadores e favorecer o bom funcionamento dos terminais. A audiência pública discutirá um projeto que regulamenta o comércio ambulante nesses equipamentos, garantindo a renda dos trabalhadores e os serviços que eles prestam, em harmonia com a organização e a segurança dos terminais“, destaca o petista.

Cerca de 675.550 pessoas por dia movimentam os terminais em Fortaleza. A cidade conta com terminais de ônibus abertos, fechados e com estações de corredores de ônibus. Os fechados são: Antônio Bezerra, Conjunto Ceará, Lagoa, Messejana, Papicu, Parangaba e Siqueira. Abertos: Praça Coração de Jesus, José Walter e o da Av. Washington Soares, além da implantação de um equipamento no José de Alencar, prometido pela Prefeitura, além das estações dos corredores de ônibus (Antônio Bezerra/Centro e o Messejana/Centro).