Luciano Bivar e Capitão Wagner durante evento realizado em Fortaleza. Foto: Reprodução/Instagram.

Apesar de o presidente nacional do União Brasil (UB) ter afirmado que a legenda deve lançar candidatura própria à Presidência da República, em uma chapa pura, apenas com nomes da agremiação, o dirigente estadual da sigla no Ceará, o deputado federal Capitão Wagner afirmou ao Blog do Edison Silva que ele terá liberdade em todas as circunstâncias.

O parlamentar, pré-candidato ao Governo do Estado, tem um alinhamento com o presidente Jair Bolsonaro, do PL, e poderá apoiá-lo em uma eventual disputa do chefe do Poder Executivo à reeleição.

Nesta quarta-feira (4), Bivar afirmou que o partido terá um candidato à disputa para a Presidência da República, indicando também um nome a vice, o que poderia, em tese, ter consequências para a disputa eleitoral no Ceará. Isso porque de acordo com a legislação eleitoral vigente, as direções estaduais devem apoiar as candidaturas em nível nacional.

No entanto, Capitão Wagner afirmou que Luciano Bivar entrou em contato com ele, via telefone, e reafirmou que ele terá liberdade “em todas as circunstâncias”, conforme informou.

Em 2018, ainda na presidência do PROS do Ceará, Wagner se alinhou à candidatura do então candidato Jair Bolsonaro, pelo PSL, ainda que o PROS estivesse apoiando o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad.

Capitão Wagner acredita, ainda, que muitas discussões serão feitas até julho, quando das convenções partidárias, e que decisões tomadas atualmente, podem ser reavaliadas com o passar dos meses. “Até julho, muita água passará debaixo da ponte”, afirmou.

Wagner é pré-candidato ao Governo do Estado do Ceará e tem buscado fortalecer sua pré-candidatura com apoios de empresários e lideranças partidárias. Além do nome dele pela oposição, outras duas siglas apresentaram postulações: o PDT, pela base governista, e o PSOL, também de oposição, mas à esquerda.