No mesmo palanque: Acilon Gonçalves, do PL; Izolda Cela, do PDT; e Nelson Martins, do PT. A governadora elogiou o prefeito do Eusébio pelas ações feitas na cidade. Foto: Reprodução/Instagram.

A governadora Izolda Cela (PDT) realizou, na manhã desta quarta-feira (11), duas ações da administração pública que uniu no mesmo palanque membros do PDT, PT e PL. A chefe do Poder Executivo participou da entrega da ampliação do Hospital do município do Eusébio e da assinatura da ordem de serviço de duas Areninhas em Aquiraz.

O evento, de cunho institucional, passaria despercebido não fosse o momento político pelo qual passa o Ceará e o Brasil. No mesmo palanque estavam a chefe do Poder Executivo, que é um dos nomes cotados pelo PDT para a disputa ao Governo do Estado; o prefeito do Eusébio, presidente estadual do Partido Liberal (PL), mesma sigla do presidente Jair Bolsonaro; e o assessor de Relações Institucionais do Governo, Nelson Martins, do Partido dos Trabalhadores (PT), um dos petistas mais ligado ao ex-governador, Camilo Santana (PT).

Em nível nacional, o cenário que se desenha é o de que as três agremiações representadas no palanque no Eusébio estejam em lados opostos, uma vez que o PL deve apoiar presidente Bolsonaro na disputa à reeleição, o PDT trabalha o nome do cearense Ciro Gomes e o PT lançou, recentemente, Lula para a disputa à Presidência da República.

No cenário local, enquanto que o PL abraçou e deu guarida a todos os bolsonaristas do Estado, o PT e PDT, apesar de estarem na base governista, vivem um momento de tensão com relação à escolha do nome pedetista para o Governo do Estado.

Os petistas são favoráveis à indicação de Izolda para a reeleição, enquanto que alguns correligionários da governadora defendem o nome do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT).

Durante evento no Eusébio, a governadora sinalizou proximidade com o prefeito Acilon, o parabenizando “pela luta, pelo empenho e pelos frutos”. Ela ainda afirmou que a Secretaria de Saúde do Estado está à disposição do chefe do Executivo municipal para fortalecer na condução dos trabalhos do equipamento hospitalar do tipo polo. “Prefeito, para começar, conte comigo, conte conosco, com a Secretaria da Saúde, para fortalecer essa ação”, disse Izolda.

Nas solenidades da manhã desta quarta-feira (11), os pronunciamentos foram, em sua maior parte, protocolares, sem maior exaltação entre as partes. No entanto, o prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves, filho de Acilon Gonçalves, também do PL, fez questão de destacar o empenho da governadora na instalação de Areninhas na periferia do Município. Já Acilon, até a publicação desta matéria, não fez qualquer comentário nas redes sociais fazendo alusão ao evento inaugural com a governadora do Estado.