Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza. Foto: Gustavo Machado/Blog do Edison Silva.

Os vereadores Cláudia Gomes (PSDB), Julierme Sena (União Brasil), Kátia Rodrigues (Cidadania) e Michel Lins (Cidadania) entraram com pedido de licença parlamentar por um período de quatro meses. No lugar deles assumem, respectivamente, os suplentes Adams Gomes (União Brasil), Daniel Borges (Avante), Nega do Henrique Jorge (Cidadania) e Pedro França (Cidadania).

Os pedidos foram aprovados na sessão ordinária desta quinta-feira (28). Todas as licenças, com exceção da vereadora Cláudia Gomes, que inicia seu afastamento partir do dia 4 de maio, iniciam-se dia 1° de maio.

Todos os edis que entrarão de licença são pré-candidatos a cargos eletivos no pleito deste ano. Cláudia, Julierme e Michel são pré-candidatos a deputado federal e Kátia é pré-candidata a deputada estadual.

  • Adams Gomes (União Brasil)

Adams Cavalcante Gomes é formado em Administração de Empresas, é empresário há mais de dez anos no mercado alimentício e de entretenimento. Foi superintendente adjunto da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor) de 2017 a 2020 e, atualmente, exercia o cargo de Secretário Executivo da Regional (SER) IV. Disputou as eleições de 2020 pelo Democratas, atual União Brasil, obtendo 6.354 votos e ficando na suplência. É filho do deputado estadual Tin Gomes (PDT).

  • Daniel Borges (Avante)

Natural de Fortaleza, é presidente do Sindicato dos Vigilantes do Ceará. O seu reduto eleitoral é o bairro Itaoca e começou a sua militância no movimento de juventude nos anos 2000. Também preside a Federação dos Vigilantes do Nordeste e é vice-presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) no Ceará. Nas eleições municipais de 2020, Daniel obteve 4.914 votos, ficando na 5ª suplência. Será sua segunda passagem pela Câmara Municipal de Fortaleza.

  • Nega do Henrique Jorge (Cidadania)

Maria Valdenice Pinto Lima, conhecida como Nega do Henrique Jorge, é fundadora da Associação de Apoio Comunitário aos Moradores do Henrique Jorge, conhecida como Associação Nova Era, onde exerce um trabalho social em benefício da comunidade. Natural de Quixadá/CE, é assistente social desde 2017. Disputou as eleições de 2020 e conquistou 2.641 votos, ficando na 5ª suplência. Assume pela primeira vez mandato na Câmara.

  • Pedro França (Cidadania)

Assume pela segunda vez mandato na Câmara em virtude de licença retirada pelo vereador Michel Lins. Pedro França é advogado e neto da ex-secretária, Socorro França. Tem pós-graduação em Direito Público. Foi formado pelo Renova Br (Escola de formação política). É membro da Academia Cearense de Direito e participou da sua primeira eleição em 2020, pelo partido Cidadania, obtendo 3.967 votos, ficando como 1° suplente.