Senadora Kátia Abreu (PP-TO) é a presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Foto: Pedro França/Agência Senado.

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal vai sabatinar, na quinta-feira (7), 11 diplomatas indicados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para chefiar embaixadas brasileiras.

A presidente da CRE é a senadora Kátia Abreu (PP-TO). A reunião começa às 9h e deve se estender até o período da tarde.

O diplomata Bernard Klingl, por exemplo, foi indicado para a embaixada em Minsk, capital de Belarus (também chamado de Bielorrússia), país atualmente envolvido na guerra da Rússia na Ucrânia.

Já o diplomata André Luiz dos Santos foi indicado para a embaixada na Síria, país que tem um governo ditatorial e passou por recente guerra.

A diplomata Claudia Maciel foi indicada para a embaixada na Guiné-Bissau.

Para a embaixada em Cameroun (antigamente chamado de Camarões), foi indicada a diplomata Patrícia Lima.

Também há indicados para Bangladesh – Paulo Fernando Dias Feres; Albânia – João Tabajara de Oliveira Júnior; Japão – Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes; Bolívia – Luís Henrique Sobreira Lopes; Armênia – Fábio Vaz Pitaluga; Panamá – Carlos Henrique Moojen de Abreu e Silva, e Arábia Saudita – Sérgio Eugênio de Risios Bath.

A reunião será na sala 7 da Ala Alexandre Costa. Depois de passarem pela CRE, as indicações ainda terão de ser votadas no Plenário do Senado. Confira abaixo o menu com resumos sobre os onze que serão sabatinados e suas respectivas embaixadas.

CCJ

Na CCJ estão previstas as sabatinas de três indicados para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e um indicado para ocupar o cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A reunião está marcada para terça-feira (5), às 10h.

Assuntos Econômicos

Na CAE, dois indicados do governo para a diretoria do Banco Central devem ser sabatinados na terça-feira (5). Os indicados são os economistas Renato Dias de Brito Gomes e Diogo Abry Guillen. A comissão também vai sabatinar Alexandre Barreto de Souza, indicado ao cargo de superintendente-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Infraestrutura

Na CI, está marcada para terça-feira (5) a sabatina de Carlos Manuel Baigorri, indicado para exercer o cargo de presidente do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A reunião está marcada para as 14h. Após a sabatina, está marcada reunião deliberativa da comissão, com cinco projetos na pauta.

Fonte: Agência Senado.